Os vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovaram, em primeiro turno, um projeto de lei que propõe a mudança da bandeira da capital mineira. Hoje, a bandeira de BH reproduz o brasão de armas da cidade, com uma coroa mural, o Sol nascendo atrás da Serra do Curral e o triângulo vermelho dos inconfidentes.
A nova bandeira foi proposta pelos vereadores Cleiton Xavier (PMN) e Jorge Santos (Republicanos) e foi criada pelo designer Gabriel Figueiredo. A arte é azul, representando o céu, e verde, representando a Serra do Curral, separada diagonalmente. Ao centro, está o sol de 16 pontas, como no brasão de armas de BH.
O artista responsável pelo projeto defende que “os princípios que guiam a construção de um bom brasão são muito diferentes dos que guiam a construção de uma boa bandeira”.
Para ele, enquanto a “complexidade do desenho é bem vinda nos brasões”, em uma bandeira, que deve ser identificada de longe, “a complexidade só atrapalha”. Por isso, ele resgatou alguns elementos do brasão e os “transformou” em bandeira.
Na justificativa do PL 483/23, os vereadores também ressaltaram que a bandeira de BH, hoje, consiste somente na reprodução do brasão.
“Além disso, se destaca a importância que vem ganhando na sociedade a necessidade de preservação da Serra do Curral, que caracteriza nosso Belo Horizonte Assim, finalmente estabeleceremos uma bandeira própria para BH, preservando o brasão para sua finalidade específica, e valorizaremos simbolicamente a proteção da Serra do Curral”, completam.
Agora, o projeto de lei segue para votação em segundo turno.