Via Expressa é interditada em Contagem após deslizamento de terra; um carro foi atingido

via expressa contagem
Deslizamento atingiu um veículo, mas não deixou vítimas (Reprodução/Redes Sociais)

Um deslizamento de terra bloqueou parte da Via Expressa em Contagem, na Grande BH. Na tarde deste sábado (8), próximo ao Terminal Petrolândia, parte da encosta caiu, atingindo um carro. Não houve vítimas, mas a via no sentido Betim está interditada.

O desvio está sendo feito pelo bairro Bernardo Monteiro. A via sentido Ceasa/Belo Horizonte está liberada no momento. Equipes da Defesa Civil de Contagem, da Transcon e da Manutenção estão no local para avaliar os riscos e remover os entulhos. A Prefeitura informa que a via será liberada assim que as condições de segurança forem restabelecidas.

Cidade em alerta

Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de chuva de 80 a 100mm em todas as regiões da capital mineira neste sábado (8). A previsão é de que a chuva forte permaneça ao longo de todo o fim de semana. Os temporais já vem causando estragos em Minas Gerais e chegaram a causar um transbordamento em barragem de Nova Lima.

Risco Geológico BH
Divulgação/Defesa Civil de Belo Horizonte

Além das chuvas fortes, com raios e rajadas de vento em torno de 50km/h, a Defesa Civil da capital mineira também advertiu para o alto risco geológico. O alerta dos temporais é válido até as 8h de domingo (9), mas para os acidentes no solo, a população deve se manter atenta até terça-feira (11).

Previsão do tempo

O período chuvoso deve persistir na capital até a próxima segunda-feira (10), acumulando em três dias um volume equivalente a mais da metade da média do mês de janeiro. Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, o volume da precipitação está acima da média registrada historicamente. “Ainda não está acima do janeiro mais chuvoso da história, em 2020, que já tinha atingido entre 250mm e 270mm. Neste ano está em torno 220mm, o que já é bem próximo”, detalha.

Edição: Vitor Fernandes
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!