Carnaval de BH: Bloco da Praia vai às ruas apesar de interdição da Praça da Estação

Ponto de encontro original está interditado para obras da PBH (Lucas Prates/Divulgação)

Mesmo com baterias afinadas e cortejos encantadores, o Carnaval de BH promove, antes de tudo, a arte do encontro. E dessa arte o Bloco da Praia entende bem. Há mais de uma década, o coletivo se reúne “espontaneamente” na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, e parte rumo à Praça Raul Soares, um quilômetro e meio adiante. Em 2024, no entanto, a tradição é ameaçada pelas reformas da PBH no ponto de encontro.

Formado em 2011, o Bloco da Praia surgiu do encontro de vários grupos de Carnaval no sábado de festa, na Praça da Estação. Fidelis Alcântara, “praiano” que participa da organização do coletivo desde o começo, fala sobre a química natural que rege a experiência.

“O primeiro desfile aconteceu há 13 anos, nos primórdios da Praia da Estação, e desde então nunca parou. É um encontro na manhã de sábado de Carnaval já tradicional. Blocos de vários lugares da cidade desaguam na Praça, como o Então, Brilha. Já tivemos Os Dourados, que vinham do Eldorado pelo metrô, Os Filhos de Gabi e muitos outros. O encontro rola por volta das 11 horas, meio-dia, e a bateria segue pelo centro afora”, explica Fidelis.

Praça fechada

Em 2024, entretanto, o tradicional ponto de encontro do Bloco da Praia terá de ser alterado. Desde outubro do ano passado a Praça da Estação está fechada para reformas. As intervenções integram o Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, batizado “Centro de Todo Mundo”, lançado em março do mesmo ano pelo prefeito Fuad Noman (PSD).

Fidelis questiona o planejamento da PBH, que, além de interditar o ponto de partida do Bloco da Praia, prevê obras no período chuvoso da capital. “Ele (Fuad Noman) poderia ter começado as obras no período de inverno, quando não tem chuva na cidade. Mas, em contramão a todas as propostas da engenharia, começou os trabalhos exatamente nesse período. Então a gente já sabe que é uma obra que vai atrasar, não vai cumprir o cronograma”, aponta.

A reforça da Praça da Estação tem previsão de custo de R$ 8,1 milhões e será custeada com recursos próprios do município. No planejamento oficial, a expectativa de conclusão é para o segundo semestre de 2024.

Antes e depois da Praça da Estação, conforme o planejamento

Bloco na rua

Mesmo com as intempéries políticas, o Bloco da Praça sairá pelas ruas de BH em 2024. Fidelis revela o novo ponto de encontro: rua Aarão Reis, próximo ao número 54, ao lado do Viaduto Floresta. “O Bloco da Praia não é um bloco registrado na Belotur, não tem um trajeto oficial também. A nossa proposta é sair da região da Praça da Estação e chegar na Praça Raul Soares pelo caminho mais fácil possível”, explica.

Sobre a reunião com outros coletivos, o “praiano” tranquiliza e acredita na arte do encontro que sustenta o Bloco. “Tenho certeza que vários foliões e ritmistas de outros grupos vão aparecer no Bloco da Praia de aneira espontânea. Nunca houve um combinado, uma coisa acertada, mas já tem uma história, né? É só procurar pelo estandarte pra Praia, que é o ponto de referência, pra achar a gente”, afirma.

“Existem algumas forças políticas disputando o protagonismo do Carnaval de BH esse ano. Mas nós já estamos com o ‘couro marcado’, conhecemos bem essas estratégias. Então esse vai ser mais um Carnaval de luta. A nossa história em BH já conta muito disso”, conclui. O Bloco da Praia te encontra em 10 de fevereiro, por volta das 11h.

Edição: Lucas Negrisoli
Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!