Carnaval BH 2024: Veja tudo sobre a folia na capital mineira este ano

carnaval bh praça sete
A preparação do Carnaval de BH, em 2024, está a todo vapor e terá muitas novidades (Paulo Santos/BHAZ)

Trio elétrico, sonorização nas avenidas, cadastros para ambulantes e local para os blocos realizarem os ensaios. A preparação do Carnaval de BH, em 2024, está a todo vapor e terá muitas novidades. Por isso, o portal BHAZ separou tudo o que envolve a festa na capital mineira, que acontece em fevereiro deste ano.

Uma das grandes novidades é em relação ao som. O Governo de Minas Gerais direcionou cerca de R$ 4,5 milhões para usar uma tecnologia inédita, que será testada já no Ensaio Geral do Carnaval de BH.

Torres de som, intercaladas, serão distribuídas ao longo de ruas e avenidas de Belo Horizonte. Cada uma terá cerca de 30 metros de altura.

Bárbara Botega, secretária adjunta de comunicação de Minas Gerais, destaca a importância desse avanço na tecnologia para a folia.

“Vamos ganhar um salto de qualidade onde as pessoas durante toda a avenida vão conseguir ouvir o som da bateria”, pontua.

Local para ensaio

Uma das novidades será um espaço disponibilizado para os blocos de Carnaval ensaiarem. E isso, segundo a presidente da Liga Belorizontina de Blocos Carnavalescos, Polly Paixão, será fundamental também para arrecadar recursos.

“Nós conseguimos o espaço do CMRR – Centro Mineiro de Reciclagem e Resíduos. Onde nós vamos conseguir colocar muitos blocos para fazer os ensaios e angariar fundos para o carnaval”.

O endereço fica localizado próximo à avenida dos Andradas. Tudo indica que as organizações devem começar a utilizar o espaço a partir da próxima terça-feira (9). Mas, ainda existem algumas pendências.

“Estamos conversando com a Secretaria do Meio Ambiente para esquematizar como vai acontecer, provavelmente dia 9, mas isso pode mudar. Vai funcionar de 5h às 23h e aos finais de semana de 9h às 23h”, explica Polly.

Os blocos que desejarem ensaiar no ambiente devem fazer a solicitação por meio do Instagram da Liga Belorizontina de Blocos Carnavalescos ou pelo e-mail: [email protected].

Cadastro de ambulantes em BH

O credenciamento de vendedores ambulantes para o Carnaval de Belo Horizonte deve ser diferente neste ano. Ao BHAZ, o presidente da Associação dos Trabalhadores Ambulantes de Belo Horizonte, Adjailson Severo, disse que se reuniu com representantes da Belotur. E que apresentaram novidades para o cadastro dos trabalhadores nas ruas.

Segundo ele, neste ano provavelmente os ambulantes vão retirar as credenciais no mesmo dia em que o cadastro acontecer, o que promete agilizar o processo. E o processo para o cadastro deve começar na próxima semana.

Vale destacar que a permissão é obrigatória para quem deseja vender cerveja, refrigerante, água e outras bebidas na folia da capital mineira.

Trio elétrico

E uma outra atração tão pedida pelo público, são os trios elétricos, chamados carinhosamente de “trem elétrico” pela organização.

“De fato essa é uma demanda muito antiga dos carnavais, blocos e foliões. Uma oportunidade para os músicos serem ouvidos de fato no Carnaval”, explica a secretária adjunta.

O presidente da Santa Tereza Independente Liga (Siliga), Kerison Lopes, explica que o veículo foi importado da Bahia. Mas, algumas modificações aconteceram.

“A diferença do trem elétrico é que ele é adaptado à nossa realidade e ao nosso Carnaval. Os carnavais de outros locais não têm o regente que têm que reger a bateria e a banda ao mesmo tempo. Então vai ter um espaço, para o regente, privilegiado”, diz.

Ainda de acordo com Kerison, o palco é muito mais baixo para que os foliões possam enxergar a banda. “Então ele é feito na característica de jogar o som para trás e para frente, diferente do trio elétrico que joga o som para o lado, para atender os camarotes de Salvador”, explica.

‘Fora da folia’

A festa Masterplano, que levou mais de 20 mil pessoas para a rua Sapucaí em Belo Horizonte no Carnaval de BH 2023, anunciou, nesta quarta-feira (3), que não vai desfilar em 2024. A notícia foi dada nas redes sociais do grupo.

Os responsáveis pelo evento revelaram que buscaram investimentos junto à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) por meio do edital de financiamento para os blocos de Carnaval, mas sem sucesso. Este ano, somente 50 blocos receberam apoio do governo municipal.

Masterplano ressaltou que está aberta a parcerias que possam viabilizar a festa do Carnaval BH 2024.

Além da Masterplano, dois blocos de rua de BH já anunciaram que ficarão de fora da folia em 2024: Faraó e Garotas Solteiras.

Importância do Carnaval para BH

A cada ano que passa BH ganha mais espaço como uma referência carnavalesca. E para isso, algumas ações são necessárias, desde divulgação e também investimento.

“Cada real investido no turismo, ele volta em 13 (reais), de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas. Muitas pessoas vêm para o carnaval e elas estendem para visitar as cidades que estão no entorno”, explica Lincon Farias, diretor administrativo da Codemig (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais).

Em conversa exclusiva com o portal BHAZ, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo Souza e Silva, destacou a participação neste Carnaval.

“Belo Horizonte vive de comércios e serviços. A gente tá vendo a união do Governo do estado com a Prefeitura. E tanto a CDL quanto a Fecomércio entraram como patrocinadoras do evento para que essa movimentação traga melhorias econômicas. Nós precisamos muito dessa geração de emprego para melhorar a renda das pessoas”.

O presidente também falou sobre os R$ 500 mil investidos na folia, fundamentais para estruturar de uma forma mais sólida o evento em Belo Horizonte.

“Esse movimento é para qualificar o Carnaval de BH que já é bom. Essa questão da sonorização, da organização dos blocos, segurança, banheiros químicos, toda essa estrutura necessária para estar recebendo essas 5 milhões de pessoas que movimentam o Carnaval”, finaliza.

Edição: Roberth Costa
João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!