‘Achamos sua criança’: Perfil ajuda famílias a encontrar crianças perdidas durante enchentes no RS

Perfil atende Porto Alegre e região metropolitana (Reprodução/Achamos Sua Criança)

Um perfil no Instagram está ajudando famílias a encontrarem crianças perdidas durante as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. A conta “Achamos sua Criança” oferece uma espécie de “vitrine” nas redes sociais para viabilizar a reunião entre pais e filhos que se separaram em decorrência da tragédia no estado.

A iniciativa reúne foto e nome das crianças achadas desacompanhadas. O perfil, que atua em parceria com o conselho tutelar, atende a capital do estado, Porto Alegre, e região metropolitana.

“Neste momento crítico que nosso estado está passando, várias crianças foram encontradas sozinhas nas áreas afetadas pelas enchentes. Estamos aqui para ajudar a reunir essas crianças com suas famílias. Vamos trabalhar juntos para garantir que nenhuma criança fique desamparada”, diz publicação fixada no perfil.

O projeto funciona assim: fotos das crianças encontradas são divulgadas na conta do Instagram, juntamente com o endereço do abrigo em que estão sendo acolhidas. Com as informações, os responsáveis podem ser reunidos com os filhos.

Júlia Medeiros, uma das responsáveis pela iniciativa, explica que o projeto não divulga fotos de crianças desaparecidas e que o foco deve permanecer nos menores achados sem os pais. “Isso porque dados de crianças são muito sensíveis. Nós estamos falando de menores de idade que, muitas vezes não sabem falar. Se a criança estiver desaparecida é uma minuciosidade, se a criança for encontrada sozinha, é outro cenário”, explica.

A conta também tem apoio de uma equipe de segurança cibernética e de uma advogada especialista em proteção de dados.

“A gente já conseguiu conectar crianças e famílias, mas a gente precisa fazer isso de uma forma responsável, ainda mais se tratando de menores de idade. Então precisamos ter consciência nessa hora”, completa Júlia.

Como ajudar?

Informações sobre crianças encontradas podem ser enviadas por mensagens diretas no perfil. Já doações para o Rio Grande do Sul estão sendo coletadas em postos espalhados pela cidade de Belo Horizonte.

Para facilitar as doações financeiras, o governo do estado ativou a chave Pix (CNPJ) 92.958.800/0001-38, que recebe qualquer quantia em dinheiro.

O número de municípios afetados pelas fortes chuvas chega a 388, o que representa 78,13% dos 497 do estado. Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta terça-feira (7).

O balanço aponta ainda 90 mortes confirmadas decorrentes dos temporais e outros quatro óbitos em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos recentes. 

No momento, o número de desaparecidos chega a 132. No levantamento oficial, em todo o estado há 361 feridos.

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!