Adolescentes negros são expulsos com truculência em shopping de Salvador

Jovens negros sao expulsos de shopping em salvador
Dois jovens negros são expulsos de shopping em Salvador (Reprodução/Twitter)

Um vídeo que viralizou nas últimas horas da manhã de hoje (29) mostra dois adolescentes negros sendo expulsos de forma truculenta por seguranças do Salvador Shopping, na capital baiana. Segundo reportagem do Jornal Correio, o caso ocorreu no fim da tarde desta segunda-feira (28). É possível ouvir gritos de um dos jovens, de camisa verde, “Me solta, por favor. Socorro!”, enquanto tenta de desvencilhar dos dois seguranças.

O outro adolescente, de camisa vermelha, também tenta correr dos seguranças e, no conflito, acaba tendo sua camiseta puxada do corpo. Enquanto os seguranças arrastam os jovens à força, um dos meninos cai no chão do shopping, e é levantado com violência por um dos seguranças.

‘São só crianças’

Em um outro vídeo, compartilhado também pela reportagem do Correio, os garotos são vistos levados para um corredor do shopping pelos seguranças. Enquanto outros frequentadores do local tentam entender o que estava acontecendo, uma funcionária fecha as portas do corredor e impede que as pessoas entrem no local para acompanhar a situação. “Eles são agressivos”, disse a trabalhadora. Os clientes rebatem: “Tá errado isso, calma gente”. Um outro homem complementa: “São só crianças, velho”.

Nas redes sociais, os internautas mostraram indignação com o ocorrido, e afirmam que a situação foi mais um caso de racismo. A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB-BA) disse em seu perfil pessoal que 2020 foi marcado por denúncias de preconceito racial. “A dois dias do fim do ano, as ocorrências continuam. A abordagem violenta dos seguranças do @salvadorshopping a dois meninos negros, realizada ontem (28), precisa ser apurada.”

Por nota, o Salvador Shopping disse ao BHAZ que os dois jovens estavam causando desordem e ameaçando clientes e colaboradores no empreendimento. Um dos adolescentes foi levado à delegacia para apuração da ocorrência e o outro foi liberado. Ainda assim, o centro comercial afirma que “isso não justifica a conduta dos colaboradores que aparecem nas imagens”.

Nota do Salvador Shopping na íntegra:

Sobre o fato em questão, o empreendimento reforça que as imagens que circulam sobre a ocorrência correspondem ao final de um longo período de negociação, onde os dois jovens estavam causando desordem e ameaçando clientes e colaboradores no empreendimento. Um deles foi conduzido pelas autoridades para delegacia para apuração da ocorrência e o outro liberado pela polícia. Clientes que testemunharam o fato acompanharam os jovens até a condução às autoridades policiais. Ambos estavam com a integridade física preservada.

Isso não justifica a conduta dos colaboradores que aparecem nas imagens, totalmente em desacordo com as orientações que recebem nos treinamentos periodicamente ministrados à equipe. Por essa razão, eles foram imediatamente afastados de suas funções, até que tudo seja devidamente esclarecido, com a individualização das responsabilidades e a aplicação das sanções cabíveis.

A administração reforça que as imagens estão preservadas e seguem à disposição das autoridades para contribuir com a investigação do fato. Queremos reforçar que, em momento algum, concordamos com o que acontece nas imagens. O empreendimento não compactua com qualquer ato de violência. Lamentamos profundamente o ocorrido.

Esta reportagem é uma produção do Programa de Diversidade nas Redações, realizado pela Énois – Laboratório de Jornalismo, com o apoio do Google News Initiative

Edição: Thiago Ricci
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!