VÍDEO: Curso pré-militar faz adolescentes cantarem hino que promove tortura e morte

curso pré-militar
“Eu causarei destruição. Matarei pela cidade”, diz o professor do Unibe Recife (Reprodução/Jornalistas Livres)

O Ministério Público de Pernambuco investiga a didática de ensino de um curso pré-militar no Recife, na capital do estado. A circulação de um vídeo estarrecedor, gravado no último sábado (24), deu início à ação.

Nas imagens, um professor incentiva crianças e adolescentes a dizerem frases violentas, como “matarei pela cidade, seja aleijado ou criança, menininho ou mulher”.

Durante o “hino”, as crianças marcham com roupas camufladas e repetem as palavras do professor.

“Sangue frio em minha veia congelou meu coração. Eu não tenho sentimento, nem tampouco compaixão. Interrogatório é muito fácil de fazer, a gente pega o marginal e bate nele até morrer. Quero banhar-me numa piscina de sangue, sangue dos mortos. Esse sangue eu já bebi”, diz um dos trechos (assista abaixo na íntegra).

O vídeo foi divulgado pelo perfil Jornalistas Livres na noite dessa quarta-feira (28).

Apoio a Jair Bolsonaro

Segundo o Jornalistas Livres, a pessoa que enviou o vídeo ao site não quis se identificar.

“Quando vi as crianças atrás, pequenininhas ainda, me deu uma angústia e raiva por não poder intervir. E o pior é que havia várias mães dos pequenos soldados, admirando tudo, achando bonita a preparação dos filhos”, disse o informante.

A testemunha ainda revela que o mesmo professor gritou palavras de apoio à reeleição de Jair Bolsonaro (PL), repetidas pelos alunos. Essas cenas não foram captadas no vídeo.

Curso pré-militar Unibe

No site do Unibe, o curso é apresentado como um “Preparatório Militar focado no desenvolvimento do aluno em todas as frentes importantes para aprovação. Tenha um acompanhamento rumo ao seu objetivo e alcance a vitória”.

A escola tem unidades em todas as regiões do Brasil. Em contato com o BHAZ, um funcionário do Unibe disse que “o professor cantou uma música que não devia” e foi afastado. “Não é uma prática da escola. Todos estamos assustados”, completa.

Nota do MPPE na íntegra

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 22ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação do Recife, tomou conhecimento, na manhã desta quinta-feira (29), do vídeo que está circulando nas redes sociais e já instaurou inquérito civil, para apuração dos fatos.

Uma cópia será encaminhada à Central de Inquéritos da Capital, para conhecimento e adoção de medidas que entender pertinentes.

A portaria de instauração de  inquérito civil deve sair publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE amanhã.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!