Baricitinibe: Anvisa aprova uso de remédio para artrite no tratamento da alopecia

pacientes em tratamento contra a alopecia
Anvisa aprova mesmo remédio para tratamento da alopecia que teve sucesso em pacientes dos EUA (Reprodução/Universidade de Yale)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, em outubro, o uso do remédio baricitinibe (nome comercial Olumiant) para o tratamento da alopecia areata. Segundo a fabricante Eli Lilly do Brasil, o medicamento já tem aprovação para tratar outras doenças.

Ao BHAZ, a empresa fabricante informou que o remédio já é usado no Brasil para tratar dermatite atópica, artrite reumatoide e Covid-19 em pacientes adultos hospitalizados. O SUS (Sistema Único de Saúde) incorporou o uso do baricitinibe para as duas últimas doenças.

O PMC (Preço Máximo ao Consumidor) é de R$ R$ 5.648,25, sem impostos, a dosagem de 4mg. A FDA (Food and Drug Administration) aprovou, no ano passado, o tratamento sistêmico da alopecia areata nos Estados Unidos com esse mesmo medicamento.

A agência federal aderiu o uso de comprimidos para tratar casos graves da doença de forma que o corpo inteiro seja tratado, ao invés de apenas um local específico. A alopecia areata é uma doença autoimune na qual o corpo ataca seus próprios folículos capilares, fazendo com que o cabelo caia, geralmente em tufos.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!