Aparelho de academia cai sobre homem, que corre risco de não andar mais

aparelho academia
Um homem de 42 anos sofreu ferimentos graves após ser atingido pelo aparelho de musculação de uma academia em Juazeiro do Norte (Reprodução/Redes sociais)

Um homem de 42 anos sofreu ferimentos graves após ser atingido pelo aparelho de musculação de uma academia em Juazeiro do Norte, no Ceará. O acidente ocorreu na última sexta-feira (4).

Vídeo registrado por câmeras de segurança mostra o momento em que a máquina de fazer agachamentos se solta e cai em cima do aluno, que logo é socorrido por outros frequentadores. O homem sofreu fratura grave na coluna e precisou passar por cirurgias.

Ao g1, o médico que realizou o procedimento disse que a vítima tem poucas chances de voltar a andar. “Não há componentes nem motores, nem sensitivos, infelizmente. É a lesão mais grave que tem do ponto de vista de lesão neurológica. A chance é, estatisticamente, menos de 1% do retorno de funções motores e sensitivas”, disse José Correia Junior.

O que diz a academia?

Em nota, a 220 FIT, academia em que ocorreu o acidente, informou que o homem se trata de um aluno veterano que “sentou-se para descansar na plataforma, o qual seria para o apoio dos pés”, no momento em que o aparelho caiu.

“O aparelho em questão se encontrava em perfeito estado de funcionamento, visto que, a máquina foi adquirida a menos de 60 dias. Salientamos que, são efetuadas manutenções periódicas em todos os maquinários”, informou a academia.

A 220 FIT também salienta que passou por vistoria recente e que prestou todos os cuidados necessários ao aluno após o ocorrido. “O aluno encontra-se hospitalizado e a academia não se ausentou nem irá se ausentar de suas respectivas responsabilidades”, disse (leia a nota na íntegra abaixo).

Nota da 220 FIT na íntegra

A academia 220 FIT vem a público esclarecer sobre o ocorrido nesta manhã de sexta-feira, 04 de agosto de 2023, sem gravidade fatal nas dependências da unidade. Um aluno veterano que estava praticando seu exercício em uma máquina com carga, o mesmo sentou-se para descansar na plataforma, o qual seria para o apoio dos pés. De forma acidental, a máquina soltou-se caindo sobre o aluno.

O aparelho em questão se encontrava em perfeito estado de funcionamento, visto que, a máquina foi adquirida a menos de 60 dias. Salientamos que, são efetuadas manutenções periódicas em todos os maquinários.

A academia foi vistoriada recentemente pelo seu órgão responsável CREF5 e se encontra em total conformidade com os entes públicos para o seu funcionamento.

Houve pronto atendimento de nossa equipe, que é capacitada para agir nessas emergências.

O aluno encontra-se hospitalizado e a academia não se ausentou nem irá se ausentar de suas respectivas responsabilidades.

O vídeo que circula nas mídias sociais está sendo utilizado de forma inadequada, cujo intuito dessa nota também é pedir para que haja preservação da imagem do aluno e da academia na forma da lei. Estamos disponíveis para esclarecimentos legais.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!