Após acidente grave com Rodrigo Mussi, 99 reforça conscientização pelo uso do cinto de segurança

Cinto de segurança
Segundo o IBGE, apenas 54,6% da população do país usa cinto de segurança nos bancos de trás (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Envato Elements)

O aplicativo de mobilidade 99 informou neste domingo (3) que está desenvolvendo ferramentas e ampliando os esforços para conscientizar os passageiros sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança no carro. A campanha vem após o ex-BBB Rodrigo Mussi sofrer um acidente grave durante uma corrida da plataforma, em que ele não usava o aparato de proteção.

A 99 aponta que, segundo dados de 2019 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apenas 54,6% da população do país usa cinto de segurança nos bancos de trás dos carros. A ideia da campanha, além de conscientizar os usuários sobre a importância de uma viagem com segurança, é também investir em medidas que possam coibir acidentes.

Ampliação das políticas

De acordo com a empresa, dentre as novas medidas, foram iniciadas “ações massivas de educação” sobre o tema. A 99 também garante que vai aprimorar as políticas para manter o ambiente mais seguro para todos os usuários.

O aplicativo já conta com a possibilidade de o motorista cancelar a viagem caso o passageiro se recuse a usar o cinto, sem sanção ao condutor. A plataforma também implementou banners de avisos adicionais pedindo o uso do equipamento antes e no início das corridas. Em breve, mensagens de voz também serão adicionadas.

Por fim, ainda segundo a 99, nas próximas semanas haverá um espaço dedicado para motoristas e passageiros reportarem viagens sem o uso do cinto de segurança, com mais facilidade no aplicativo. Usuários que desrespeitarem as regras receberão alertas educativos e até bloqueios, em casos de reincidência.

A plataforma ainda reforça que lançou em 2020 o Guia da Comunidade, que orienta os passageiros sobre como devem se comportar durante uma viagem pela 99. “Entre as recomendações, temos um capítulo dedicado à direção segura, que estabelece a importância do uso de cinto de segurança por todos os ocupantes”, diz comunicado da empresa.

Acidente

O ex-BBB Rodrigo Mussi estava em uma corrida da 99 quando sofreu um grave acidente em São Paulo, na noite dessa quinta-feira (31). O motorista de aplicativo que dirigia o carro contou que teria cochilado antes de bater o veículo. Neste domingo, a equipe do influenciador informou que ele progrediu em sua recuperação e reagiu muito bem após cirurgias.

Em entrevista ao Bom Dia SP, o motorista Kaique Reis contou que pode ter dormido ao volante. “Só vi o airbag na minha cara, provavelmente devo ter dado uma cochilada, sono, alguma coisa, e infelizmente teve esse acidente”, disse.

O condutor da 99 relatou que usava o cinto de segurança no momento do acidente, e não se feriu. Já o ex-BBB, que não estava com o aparato, teria sido arremessado para a frente do carro. Reis ainda disse que pediu a Rodrigo que colocasse o cinto, mas afirma que não teve sua demanda atendida.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!