Astrud Gilberto, ícone internacional da Bossa Nova, morre aos 83 anos

Astrud Gilberto
Artista ficou conhecida internacionalmente ao cantar a versão em inglês de ‘Garota de Ipanema’ (Reprodução/TV Globo)

A cantora e compositora Astrud Gilberto, que ajudou a levar a Bossa Nova para o mundo, morreu nessa segunda-feira (5) aos 83 anos. A informação foi confirmada pela neta da artista, Sofia Gilberto, por meio das redes sociais.

Astrud Evangeline Weinert ficou conhecida internacionalmente ao cantar a versão em inglês de “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim, que rendeu até um Grammy de Gravação do Ano. Ela também interpretou “Água de Beber”.

A artista foi casada com um dos maiores ícones da Bossa Nova, João Gilberto, de 1959 a 1964. Neste período, cantou ao lado do marido e de outros artistas, como Nara Leão, Elza Soares e o saxofonista Stan Getz.

“A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto. Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo”, diz a publicação de Sofia Gilberto, de 7 anos, no Instagram.

Postagem
Neta fez homenagem à avó no Instagram (Reprodução/@sofia_gilberto_oliveira/Instagram)

“Amo e amarei Astrud eternamente e ela foi o rosto e a voz da bossa nova na maior parte do planeta. Astrud estará para sempre em nossos coraçõe e neste momento temos que celebrar Astrud”, completa. A postagem inclui um vídeo ao som da canção “Linda Sofia”, feita pela artista em homenagem à neta.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!