Avião com servidores estaduais desaparece no Paraná e FAB faz buscas

Buscas por avião desaparecido no Paraná
FAB, Bombeiros e PM estão envolvidos nas buscas (BPMOA/Divulgação)

A FAB (Força Aérea Brasileira), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Paraná estão em busca de um avião monomotor que desapareceu na região da Serra do Mar, nessa segunda-feira (3). Além do piloto, os dois servidores do estado são os ocupantes da aeronave.

O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero), unidade da FAB responsável por coordenar as operações de buscas aéreas na região, informou ontem que foi notificado sobre o desaparecimento da aeronave de matrícula PT-JZC.

O avião monomotor decolou do aeroporto de Umuarama, no Paraná, às 7h50 dessa segunda-feira. De acordo com a Infracea Aeroportos, que administra o terminal, o destino informado foi a cidade de Paranaguá.

“Após recebermos informação de que aeronave não realizou o pouso planejado, o Órgão responsável pela investigação, SERIPA V (Órgão Regional do CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foi imediatamente informado e está procedendo às investigações e procedimentos previstos”, diz nota da empresa.

Buscas

Ao receber a notificação do desaparecimento, a Salvaero deslocou uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para atuar nas buscas.

A procura pelo avião e pelos ocupantes se estenderam durante a noite e prosseguem nesta terça-feira (4), também com auxílio de uma aeronave H-60 Black Hawk da FAB. Em apoio ao Salvaero, o Corpo de Bombeiros do Litoral do Paraná também está conduzindo buscas por terra.

“As equipes começaram o trabalho na mesma data do comunicado e nesta terça-feira se deslocaram novamente para Guaratuba e Morretes, na região da Limeira, atrás da Serra da Prata”, informa o governo estadual.

Militares do 8° Grupamento de Bombeiros foram levados por um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) para o cume da Serra da Prata para utilizarem um drone e verificar o local de perto.

“A Casa Militar do Governo do Paraná está em contato direto com autoridades da FAB e do Cindacta, que estão coordenando as buscas aéreas, para apoiar as operações”, completa o Governo do Paraná em nota.

No fim da manhã desta terça-feira, foi autorizado o deslocamento de mais duas aeronaves do BPMOA para o local. Elas contam com tecnologia de câmera infravermelha, que pode ajudar nas buscas.

Os ocupantes

De acordo com a RPC, o piloto do avião que desapareceu no Paraná é Jonas Borges Julião. Já os passageiros, servidores da Casa Civil, são Felipe Furquim e Heitor Guilherme Genowei.

“A gente não sabe de nada oficial por enquanto. Estamos sem condições de falar”, disse Cicero Julião, pai do piloto, à emissora local.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!