Um bebê de apenas dois anos foi resgatado pelo telhado de uma casa durante uma enchente em Bom Retiro do Sul (RS) nessa sexta-feira (3). Vídeo divulgado pelo Exército Brasileiro mostra militares em uma aeronave da corporação quebrando as telhas e retirando a criança do imóvel.
As imagens do resgate foram registradas pela câmera do terceiro sargento Lucas Ferreira Leite. O vídeo mostra a criança sendo agarrada pelo segundo sargento Andrwis Victor Nunes, que estava dentro do helicóptero.
Ao jornal GZH, Leite contou a emoção de ter feito o resgate. Ele disse que a equipe enfrentou muitas dificuldades para acessar a residência, que tinha ainda outros quatro moradores. Quando conseguiu alcançar a criança, ele segurou ela como uma “joia rara”.
“Foi muito emocionante. A gente viu a família, acenou com o sinal que tinha um bebê. A gente falou: ‘vamos lá que tem um bebê’. Enfrentamos uma situação complicada, porque a aeronave não conseguia chegar até eles e o telhado era muito, muito liso”, relembrou.
O bebê foi entregue por Lucas a Andriws, que estava na porta da aeronave. Em seguida, os militares resgataram a mãe e, depois a avó. Outras duas pessoas ainda foram resgatadas do endereço.
Chuvas no Rio Grande do Sul contabilizam 56 mortes
O Rio Grande do Sul já registra 56 mortes devido às fortes chuvas que atingem o estado desde o início da semana. De acordo com boletim da Defesa Civil, 281 municípios foram afetados deixando 8.296 pessoas em abrigos e 24.666 cidadãos desalojados. O número de desaparecidos chega a 67. Há ainda 74 feridos.
Ainda segundo a Defesa Civil estadual, ao menos 350 mil pontos residenciais e comerciais seguem sem energia elétrica: 296 mil pontos são atendidos pela RGE Sul e 54 mil pontos pela CEEE Equatorial.
As consequências das chuvas também seguem afetando os serviços de telecomunicações em todo o estado, dificultando inclusive os trabalhos de resgate. Clientes da operadora TIM de 63 cidades estão sem acesso à telefonia e internet. Usuários da Vivo de 46 municípios também não conseguem acessar os serviços. Já a Claro enfrenta problemas em 19 localidades.
Com Agência Brasil