Bial dispara contra ‘Democracia em Vertigem’, faz críticas a cineasta de BH e Dilma reage

Reprodução/Instagram/@petracostal + Reprodução/Globo + Lula Marques/Agência PT

O apresentador Pedro Bial, da Globo, não poupou críticas ao documentário brasileiro “Democracia em Vertigem”, da Netflix, que concorre ao Oscar. Ele falou a respeito da produção em uma entrevista para o programa Timeline, da Rádio Gaúcha, nessa segunda-feira (3). Na conversa, o jornalista ainda disparou contra a diretora do longa, a belo-horizontina Petra Costa.

Para Bial, o filme sobre o impeachment de Dilma Rousseff e a prisão de Lula é “insuportável”. “Eu dei muita risada. É um ‘non sequitur’ atrás do outro”, disse citando a expressão em latim para definir um discurso cujas conclusões não decorrem das premissas. Após a repercussão da entrevista, Dilma reagiu e o chamou de machista (veja abaixo). Já Petra publicou uma mensagem no Twitter, entendida por muitos como uma resposta às críticas.

“É um filme de uma menina dizendo para a mamãe dela que fez tudo direitinho, que ela está ali cumprindo as ordens e a inspiração de mamãe, somos da esquerda, somos bons, não fizemos nada, não temos que fazer autocrítica. Foram os maus do mercado, essa gente feia, homens brancos, que nos machucaram e nos tiraram do poder, porque o PT sempre foi maravilhoso e Lula é incrível”, disse Bial em outro momento.

Além disso, o apresentador também criticou a narração do documentário e afirmou que Petra fica “choramingando o filme inteiro”. ” (…) narração miada, insuportável”, definiu o global durante a entrevista. “É uma ficção alucinante. É mais que maniqueísmo, é uma mentira”, categorizou.

+ De BH ao Oscar: ‘Democracia em Vertigem’ é indicado a melhor documentário

Apesar das críticas, Pedro Bial ressaltou que o filme conta com méritos técnicos e, segundo ele, tem chance de vencer o Oscar. “Depois que vi Indústria Americana [outro dos indicados], acho que a Academia dá o prêmio ao filme brasileiro”, comentou. Para ele, o linga sírio “For Sama” é outro com potencial para ser premiado na categoria.

Por fim, o jornalista ainda teceu elogios a outros trabalhos produzidos por Petra costa. “Eu acho bacana que ela possa fazer o filme dela, é uma ótima cineasta. Elena [de 2012], o primeiro filme dela, é bem urdido, profundo, bem contado”, definiu.

Dilma e Petra reagem

Assim que a entrevista de Pedro Bial ganhou repercussão, Dilma Rousseff e Petra usaram o Twitter para falar a respeito do assunto. A ex-presidente fez uma série de tuítes em que classifica o apresentador como sexista e misógino. Já Petra postou uma “mensagem misteriosa”, mas entendida por muitos como um recado. “Os cães ladram, é sinal que…”, escreveu.

Para Dilma, Bial agiu com “grosseria misógina e sexista” ao se referir a Petra como uma menina insegura que busca aprovação dos pais. Ela também acusou a Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência) de usar dinheiro público para incitar ódio contra a cineasta mineira.

Veja a série de tuítes abaixo:

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!