Está internado em hospital o policial penal bolsonarista que matou aniversariante em festa temática do PT

jorge josé rocha guaranho
Jorge José está sob custódia da Polícia Militar enquanto se recupera em hospital (Reprodução/Facebook)

Jorge José da Rocha Guaranho, bolsonarista que matou o guarda municipal Marcelo Arruda em uma festa de aniversário, sobreviveu à troca de tiros ocorrida na noite de sábado (9) em Foz do Iguaçu. O policial penal federal está internado em estado grave. A Polícia Civil do Paraná errou ao informar, na manhã deste domingo (10), que o autor do atentado não tinha resistido aos ferimentos.

A troca de tiros que resultou na morte do apoiador de Lula (PT) foi causada por Jorge. É o que mostram as imagens de uma câmera de segurança que flagrou o crime. Marcelo comemorava seu aniversário em uma festa que tinha como tema o próprio Partido dos Trabalhadores. O policial penal invadiu o salão atirando após ofender e ameaçar os convidados minutos antes.

Em uma coletiva de imprensa realizada na tarde de hoje, a delegada Iane Cardoso informou que o assassino de Marcelo Arruda está vivo. Ela disse que a esposa de Jorge José da Rocha Guaranho informou que ele está internado em estado estado grave.

Bolsonarista é autuado em flagrante

“A informação que a gente tem é que o agente penal não veio a óbito, conforme estão informando aí, pelo contrário, de acordo com a esposa dele, ele está em estado estável. Inclusive, ele foi autuado em flagrante, é bom deixar claro. O delegado que estava em plantão na data de ontem autuou o indivíduo em flagrante delito”.

Conforme informado pela delegada, o apoiador de Jair Bolsonaro (PL) “está custodiado pela Polícia Militar enquanto ele recebe o auxílio médico”. A SESP/PR (Secretaria da Segurança Pública do Paraná) informou, em nota ao BHAZ, que Jorge José “segue internado em estado grave”. O órgão acrescentou que as “imagens estão sendo analisadas e testemunhas sendo ouvidas” (leia a nota na íntegra abaixo).

Delegada relata momentos antes do crime

A delegada teve acesso às imagens do momento do crime e relatou que o bolsonarista chegou na festa do guarda municipal por volta das 23h40. O petista se aproximou do criminoso e pediu a ele para se retirar, no entanto, Jorge José deu ré no carro em que estava e retornou gritando.

“Testemunhas informaram que ele falou ‘aqui é Bolsonaro'”. A delegada esclareceu que, na sequência, o petista “pegou pedregulhos de uma planta que estava ali perto e arremessou contra o veículo”. A policial também informou que a esposa de Marcelo não prestou muitas informações “devido ao seu estado emocional”.

A SESP/PR também informou na nota que “a Polícia Civil está investigando a morte do guarda municipal Marcelo Aloizio de Arruda”. A corporação confirmou que houve um desentendimento durante a festa de aniversário do petista. “A Polícia Científica está atuando no procedimento pericial que auxiliará para que os fatos sejam esclarecidos e o Inquérito Policial relatado e encaminhado à justiça”, acrescentou a secretaria.

Vídeo mostra troca de tiros

Ainda nesta tarde, foi divulgado um vídeo que mostra o exato momento em que o bolsonarista invadiu a festa e disparou contra o apoiador do PT. Capturadas pela câmera de segurança do local, as imagens mostram Jorge invadindo a festa de 50 anos de Marcelo.

No registro, é possível ver que Marcelo aponta uma arma para a entrada do local. De acordo com o relato de testemunhas, ele chegou a ver uma pistola nas mãos de Jorge, e se identificou como guarda municipal, pedindo-o para não atirar. Conforme o vídeo, o bolsonarista entrou atirando no apoiador de Lula, que revidou enquanto caía no chão.

Os convidados da festa ficaram apavorados, e uma mulher chegou a tentar impedir que Jorge atirasse contra o aniversariante. Tanto Marcelo Arruda quanto Jorge ficaram no chão esperando por socorro. O petista morreu enquanto ainda era socorrido.

Dois homens que estavam na festa agrediram o apoiador de Bolsonaro. Momentos depois, ele foi levado para o hospital.

O crime

Conforme testemunhas relataram, minutos antes da troca de tiros, Jorge José da Rocha foi até a entrada da festa, que aconteceu na sede da Associação Esportiva Saúde Física Itaipu. Ele chegou a gritar “aqui é Bolsonaro”, e, de dentro de seu carro, mostrou armas para os convidados. O homem acabou sendo contido e foi embora.

Amigos de Marcelo Arruda disseram à Polícia Militar que o guarda municipal chegou a buscar uma arma em seu carro por temer que o bolsonarista retornasse. O apoiador de Bolsonaro de fato voltou à comemoração, e atirou contra o aniversariante.

Investigação

Em nota divulgada no site do PT, a presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann e o coordenador nacional do setorial de Segurança Pública do partido destacaram que Marcelo “salvou inúmeras vidas, pois o fascista também ameaçava e poderia ter assassinado a todos na festa, inclusive a sua família” (leia a nota na íntegra aqui).

Marcelo foi candidato a vice-prefeito de Foz do Iguaçu pelo PT nas eleições de 2020. Ele era casado e tinha quatro filhos, “e sonhava com um Brasil justo e democrático, fraterno e solidário”, afirmou o partido. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o petista comemorando, momentos antes de ser assassinado:

Lula pede compreensão e solidariedade

O Partido dos Trabalhadores cobrou “das autoridades de segurança pública medidas efetivas de prevenção e combate à violência política”. A legenda também alertou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o STF (Supremo Tribunal Federal) para que impeçam situações que alimentem “um clima de disputa violenta fora dos marcos da democracia e da civilidade”.

Lula também pediu “compreensão e solidariedade” com os familiares do policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho. O ex-presidente completou: “Pelos relatos que tenho, Guaranho não ouviu os apelos de sua família para que seguisse com a sua vida. Precisamos de democracia, diálogo, tolerância e paz”.

Nota da SESP/PR na íntegra

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná informa que a Polícia Civil está investigando a morte do guarda municipal Marcelo Aloizio de Arruda. Ele e o policial penal federal Jorge Jose da Rocha Guaranho se desentenderam durante a festa de aniversário de Arruda. Os dois acabaram baleados, Guaranho segue internado em estado grave. Imagens estão sendo analisadas e testemunhas sendo ouvidas. A Polícia Científica está atuando no procedimento pericial que auxiliará para que os fatos sejam esclarecidos e o Inquérito Policial relatado e encaminhado à justiça.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!