Bolsonaro mostra cloroquina em live e se enrola ao falar sobre eficácia

jair bolsonaro remédios cloroquina
O presidente também falou do uso do remédio ‘Annita’ (Facebook/Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) continua defendendo o uso da hidroxicloroquina no tratamento contra a Covid-19, apesar do remédio não ter eficácia científica comprovada no combate à doença. Em uma transmissão ao vivo, nessa quinta-feira (16), ele exibiu uma caixa do medicamento, apesar de afirmar que não é “garoto-propaganda” do remédio.

Ao falar sobre a cloroquina, Bolsonaro, que está com Covid-19, se atrapalhou e acabou virando motivo de piada nas redes sociais. “Eu pedi para a Saúde levantar, que está proibindo a tal da cloroquina. A hidroxicloroquina. Tá proibindo. Se não tem alternativa, por que proibir? ‘Ah, não tem comprovação científica que seja eficaz’. Mas também não tem comprovação científica que não tem comprovação eficaz. Nem que não tem, nem que tem”, disse.

Além da hidroxicloroquina, o presidente também exibiu uma caixa do medicamento Annita durante a live semanal no Facebook. Ele sugeriu que as pessoas com sintomas de Covid-19 procurem um médico antes de tomar o vermífugo, que também não tem comprovação de eficácia contra a doença.

“Também agora está aí, estão apresentando o Annita. Não sou médico, não recomendo nada para ninguém. O que recomendo é que você procure o médico… Você que está com parente, amigo, um idoso com sintomas, procure um médico. Doutor, você ministra hidroxicloroquina ou não? Ministra Annita ou não? O médico vai falar alguma coisa. Ele pode falar ‘vai para casa e deite’. Aí você decide e procura outro médico se quiser”, afirmou.

‘Dilmou’

A fala do presidente sobre a eficácia da hidroxicloroquina viralizou nas redes sociais e fez Bolsonaro ser comparado à ex-presidente Dilma Rousseff. O chefe do executivo se atrapalhou ao fazer o pronunciamento e acabou se enrolando ao falar sobre o medicamento.

O termo “Dilmou” foi um dos assuntos mais comentados no Twitter na manhã desta sexta-feira (17) e internautas fizeram piada com a dicção do chefe do Executivo. “Adnet tá cada dia melhor”, brincou o ator Bruno Gagliasso na rede social, se referindo ao humorista Marcelo Adnet, que faz imitações de Bolsonaro. 

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!