Bolsonaro diz que dispensa apoiadores violentos, pede apuração, mas não lamenta assassinato de petista

bolsonaro assassinato petista
Bolsonaro utilizou as redes sociais para comentar sobre assassinato de petista por apoiador (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou sobre o assassinato de um petista por um apoiador. Na noite desse domingo (10), o chefe do Executivo republicou uma mensagem de 2018 e disse que dispensa o apoio de quem pratica violência contra opositores.

Bolsonaro disse também que espera seriedade na apuração do crime e que as autoridades “tomem todas as providências cabíveis”, mas não se solidarizou com a família da vítima e nem lamentou o caso.

“Independente das apurações, republico essa mensagem de 2018: Dispensamos qualquer tipo de apoio de quem pratica violência contra opositores. A esse tipo de gente, peço que por coerência mude de lado e apoie a esquerda, que acumula um histórico inegável de episódios violentos”, começou o chefe do Executivo pelo Twitter.

“É o lado de lá que dá facada, que cospe, que destrói patrimônio, que solta rojão em cinegrafista, que protege terroristas internacionais, que desumaniza pessoas com rótulos e pede fogo nelas, que invade fazendas e mata animais, que empurra um senhor num caminhão em movimento”, escreveu.

O presidente continuou e se eximiu de responsabilidade após ser acusado, nas redes, de incitar o ódio e ter relembradas imagens dele, também de 2018, falando para apoiadores em “fuzilar a petralhada”.

“Falar que não são esses e muitos outros atos violentos, mas frases descontextualizadas que incentivam a violência é atentar contra a inteligência das pessoas. Nem a pior, nem a mais mal utilizada força de expressão será mais grave do que fatos concretos e recorrentes”.

Resposta a humorista

Por fim, o presidente da República respondeu a uma postagem do humorista Antonio Tabet. No tuíte, o artista diz que Bolsonaro deve “estar chateado” por não poder conceder perdão ao criminoso. “A lei proíbe que ele conceda a graça a quem comete crimes hediondos. Como homicídio qualificado, por exemplo”.

Na resposta, o chefe do Executivo ironiza o nome de Tabet, e cita outra situação. “Não estou não, Tablet. Quero que apurem e tomem providências. Deve estar me confundindo com a turma que você curte, aquela que correu pra proteger os assassinos do cinegrafista da Band, que cuidava do assassino Battisti, que já teve como membro o bandido que tentou me matar…”, completa.

O crime

Um policial penal federa, de 38 anos, apoiador de Jair Bolsonaro (PL), matou a tiros o guarda municipal Marcelo Arruda, de 50, filiado ao PT (Partido dos Trabalhadores), na noite desse sábado (9). O crime aconteceu em Foz do Iguaçu, no Paraná, durante uma festa de aniversário.

Imagens de circuito de segurança mostram Jorge José da Rocha Guaranho invadindo a comemoração de 50 anos de Marcelo. Com itens em vermelho e bandeiras de apoio ao ex-presidente Lula, a festa tinha como tema exatamente a admiração de Marcelo pelo partido.

Jorge entra no local disparando contra Marcelo, que revida enquanto cai no chão. Convidados da festa ficam apavorados em meio à troca de tiros. Uma mulher tenta impedir que o bolsonarista execute o aniversariante.

Marcelo Arruda fica no chão à espera de socorro. Ele morreu enquanto ainda era socorrido. Também baleado, Jorge foi agredido por dois homens. Ele está internado em estado grave.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!