Bolsonaro está ‘pronto para o trabalho’ após alta, diz médico; camarão foi causa do problema

medico e bolsonaro
Presidente não precisou passar por cirurgia para receber alta (Reprodução/TV Brasil/YouTube)

O cirurgião Antônio Luiz Macedo afirmou que o presidente Jair Bolsonaro “está curado e pronto para o trabalho”. Após confirmar a alta médica do chefe do Executivo, na manhã de hoje (5), Antônio ressaltou que o mandatário precisará seguir uma dieta especial. Segundo o especialista, o presidente precisou ser internado após não mastigar corretamente camarões de uma das receitas que comeu durante as férias (veja abaixo).

Em conversa com jornalistas, o médico também reforçou a ligação entre os problemas de saúde com a facada que Bolsonaro levou em setembro de 2018. Segundo ele, o atentado levou a uma peritonite, que é uma inflamação de órgãos abdominais, e por isso “gerou uma grande quantidade de reação imunológica”.

Antônio também acrescentou que graças à boa saúde de Bolsonaro, a recuperação é rápida. “Tanto que no dia que eu cheguei o intestino ainda estava começando a funcionar e no dia seguinte já estava bem, o intestino funcionando. E agora o presidente está normal, vai fazer uma dieta especial durante uma semana, vai apenas fazer caminhadas, não vai fazer exercícios muito intensos, mas ele está curado, pronto para o trabalho”, afirmou.

‘Eu não almoço, eu engulo’

Durante a entrevista, o presidente assumiu não ter feito a correta ingestão de camarões presentes em uma das receitas que almoçou durante as férias. Segundo o médico que acompanhou de perto a internação de Bolsonaro, essa foi a causa da obstrução intestinal.

“Eu não almoço, eu engulo. A peixada tinha uns camarõezinhos também, comi e mastiguei o peixe e comi o camarão”, disse Bolsonaro, enquanto Antônio Luiz Macedo alertou para a importância da mastigação.

“O camarão não foi mastigado, é o que ele tá explicando. A gente pede pra que todos fazerem o que a gente faz: mastigar 15 vezes cada garfada”, explica.

Internação

O presidente Jair Bolsonaro (PL) precisou ser internado no Hospital Vila Nova Star, na Vila Nova Conceição, Zona Sul de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (3). Após sofrer dores, o mandatário foi diagnosticado com uma nova obstrução intestinal. O político desembarcou em São Paulo após deixar Santa Catarina, onde passou a virada de ano.

Bolsonaro passou por exames para avaliar a necessidade de intervenção cirúrgica. No entanto, apresentou melhora ao longo dos dois dias e, sem cirurgia, recebeu alta nesta quarta-feira (5). Segundo o cirurgião que acompanha o presidente, em alguns casos de obstrução intestinal, o uso da sonda gástrica é suficiente para a melhora.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!