‘Brasileiros não passam fome porque têm mangas’, diz ministra; famintos chegam a 13 milhões

Tereza Crisitina é ministra da Agricultura (Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o brasileiro não passa muita fome devido à quantidade de pés de manga que estão localizados em diversas cidades do Brasil. Dados da Cáritas Brasileira, baseados no relatório da FAO, no entanto, apontam que no país o número de famintos chegou a 13 milhões (veja abaixo). A declaração de Tereza durante a sessão da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, em Brasília, nessa terça-feira (9).

De acordo com a ministra, no país há muita miséria, mas não “muita fome”. Para basear sua fala, Tereza Cristina usou como parâmetro países onde ocorreram guerras. “Países que já tiveram guerra e passaram fome é segurança nacional. Nunca tivemos guerra e nós não passamos muita fome porque temos manga nas ruas em nossa cidade e clima tropical. Aqui temos miséria sim e precisamos tirar esse povo da miséria”, afirmou.

A fala da ministra Tereza Cristina pode ser vista no vídeo, a partir do minuto 1:26:22.

Fome no Brasil e no mundo

Dados da Fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apontam que entre 2016 e 2017 o número de pessoas passando fome no mundo passou de 815 milhões para 821 milhões.

O relatório apresentado em agosto de 2018 informa que uma em cada nove pessoas passa fome e que isso é motivado por conta de conflitos armados, crises econômicas, variações no clima e fenômenos naturais.

No Brasil, 13 milhões passam fome conforme informa a coordenadora da Cáritas Brasileira, Alessandra Miranda.

Com Cáritas Brasileira

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!