Cantora gospel é criticada ao ‘romantizar’ violência contra mulher em clipe

cassiane cantora gospel clipe violência doméstica
Cassiane durante clipe “A Voz”, sobre violência doméstica (YouTube/Reprodução)

O clipe “A Voz”, da cantora gospel Cassiane, foi lançado nesse fim de semana, gerou revolta nas redes sociais e já acumula quase 100 mil reações “não gostei” no YouTube. O roteiro do clipe mostra uma mulher que sofre agressões do marido. Ela deixa um bilhete dentro de uma bíblia pedindo para que ele “reconheça a voz de Deus”, e diz que o perdoou. As pessoas acusam a cantora de “romantizar a violência” doméstica.

O trabalho foi lançado na última sexta-feira (17). No fim do clipe, a personagem principal é vista com marcas de agressões no rosto, na rua, junto ao homem, que é alcoólatra. As pessoas criticaram o fato do material não abordar, em nenhum momento, disque-denúncia de violência doméstica ou Central de Atendimento à Mulher, pelo número 180.

Com a grande repercussão negativa, a MK Music, responsável pelo clipe, atualizou a descrição do vídeo no YouTube. “DISQUE 180 para denunciar violência contra a mulher. O dever da denúncia é de toda sociedade”, diz novo texto acrescentado ao trabalho. A empresa também disse que o clipe tem uma abordagem “espiritual e não jurídica”.

https://www.youtube.com/watch?v=Vyx-Lu6rxi8

Repercussão

“Sou cristã e penso o seguinte: se a mulher sofre agressão ela DEVE denunciar, pois, sua vida corre perigo. Ela pode até mesmo perdoar no sentido de não guardar mágoas (como alguém que denuncia um roubo, no entanto, não necessariamente guarda ódio do ladrão), mas se calar diante de violência doméstica nunca”, disse uma pessoa nos comentários do vídeo.

“Pelo amor de Deus, mulher!!! Deus não está a favor desse clipe não!! Esse clipe precisa cair”; “Isso não é doença da alma, é crime mesmo. Tem que rezar pra ter força pra denunciar e sair fora” foram alguns dos milhares de comentários negativos sobre a peça.

Desculpas e desabafo

A cantora apareceu nas redes sociais, na noite desse domingo (19), para pedir desculpas aos fãs e desabafar. “Recebi vários ataques e julgamentos terríveis de pessoas que dizem ‘pregar o amor’ mas são tão insensíveis que não pararam um instante se quer para ver o histórico, para saber se foi proposital ou um erro, uma falha!”, começou Cassiane.

“Deus me conhece… e sabe que sou a favor da denúncia! NUNCA falaria para qualquer pessoa para não denunciar e viver sob agressão. […] Sou humilde e aceito que houve uma falha, um erro em não expor sobre a denúncia explicitamente. Reafirmo que sou totalmente a favor da denúncia! Quem acompanha a minha história, saberia que eu apoio a denúncia de qualquer tipo de crime!”, continuou a cantora.

Ver essa foto no Instagram

Vai ficar tudo bem… Eu sei! Eu sei quem eu sou em Deus! . . “Apeguemo-nos firmemente, sem vacilar, à esperança que professamos, porque Deus é fiel para cumprir sua promessa”. (Hebreus 10:23) E eu sei q tenho promessa DELE! Se me conhecessem ou pelo menos respeitassem minha história (de 39 anos dando frutos)… Com amor falariam: “Cassiane, seria bom colocar a informação da denúncia no clipe…” É um assunto extremamente real. Mas não é isso que está acontecendo! Recebi vários ataques e julgamentos terríveis de pessoas que dizem “pregar o amor” mas são tão insensíveis que não pararam um instante se quer p/ ver o histórico, p/saber se foi proposital ou um erro, uma falha! Atacam como se “jogassem no lixo” toda uma história! Deus me conhece… E sabe que sou a favor da denúncia! NUNCA falaria p/ qualquer pessoa p/ não denunciar e viver sob agressão! Inclusive, ousadamente incentivamos no clipe a vítima mesmo guiada pela fé, a romper essa história e mudar de postura. Os inimigos de Deus, não creem que Deus pode sim, fazer esse milagre, e transformar qualquer pessoa. Eu creio e vou crer até o fim! Porém, na mesma hora falei c/ a gravadora, e a MK prontamente entendeu q houve uma falha ao aprovar sem essa informação tão importante. A HUMILDADE PROCEDE DE DEUS! Sou humilde e aceito que houve uma falha, um erro em não expor sobre a denúncia explicitamente. Reafirmo que sou totalmente a favor da denúncia! Quem acompanha a minha história, saberia que eu apoio a denúncia de qualquer tipo de crime! A Biblia é meu manual de Fé: Deus é Amor mas é Fogo consumidor! Eu sou serva verdadeira do Deus altíssimo!!! Não sou “fake”, não vivo de mentiras! O @jairomanhaes_ me perguntou: Cassi teu coração está limpo? Eu disse sim! Então guarde isso: Para Amigos, você não precisa dar explicações. P/ os “inimigos” não adianta se explicar. De qualquer forma… Eu e a MK (Marina q é a responsável pelo roteiro), já estamos agindo, e com humildade (como já disse), peço perdão e já começamos com as mudanças… estamos corrigindo. Denuncie: DISQUE 180 #NãoAAgressão #NãoSeCale A Paz do Senhor Jesus a todos!

Uma publicação compartilhada por Cassiane (@cassianecantora) em

No fim, ela afirma que estão agindo para contornar a situação. “Com humildade (como já disse), peço perdão e já começamos com as mudanças… estamos corrigindo”, diz a cantora. Ela ainda completa: “Disque 180 #NãoAAgressão#NãoSeCale“.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!