Bar cria ‘drink secreto’ para que mulheres possam denunciar casos de assédio

Facebook/Reprodução

Um cartaz fixado em um estabelecimento de Canoas, no Rio Grande do Sul, viralizou pelas redes sociais por oferecer suporte a mulheres que estivessem sofrendo assédio por parte de homens no local. Para conseguir ajuda, as vítimas deveriam ir até o local e pedir o drink “La Penha”.

De acordo com um dos sócios do Buteco Comedy Bar, Felipe Vacilocco, a iniciativa não foi dele. “Vi no ‘Red Show Bar’, no interior de São Paulo, achei legal e resolvi usar. Uma cliente bateu a foto e viralizou”, explicou ao BHAZ.

O empresário conta que o cartaz inspirado na iniciativa de São Paulo ficava dentro do banheiro feminino, na porta. “Colocamos o cartaz há mais ou menos três meses. Até hoje não tivemos nenhuma denúncia. É algo mais para inibir, e para as mulheres saberem que têm com quem contar”, comenta.

Com toda a repercussão, Felipe explica que teve que mudar o nome do “drink secreto”. “É, agora não é mais La Penha, colocamos outro nome e somente as mulheres têm acesso”, explica.

O bar, que é o primeiro do Rio Grande do Sul a fazer shows de comédia, agora é também lembrado pelo cartaz. “Ficamos mais famosos pelo cartaz que pelos shows”, brinca Felipe.

Nas redes sociais, a iniciativa, que já tem mais de 45 mil compartilhamentos, foi muito bem recebida. “Por mais lugares assim!”; “Que coisa mais maravilhosa, sou a favor de colocar isso em todos os locais do Brasil”; “Muito lindo! Parabéns!”, foram alguns dos comentários na postagem.

Bar em BH também tem “código de socorro”

Para evitar a insegurança e ajudar as mulheres em alguma situação de risco, um bar em BH decidiu criar um “código de socorro”, que funciona como um sinal para livrar a pessoa de encontros desagradáveis ou suspeitos.

Para acionar a ajuda, basta ir até o balcão e chamar pela “Cafetina”. Prontamente, um segurança do local irá te acompanhar até o seu carro ou chamar um táxi. A ideia surgiu no Zona Last, bar do Santa Teresa, que já é conhecido pelo apelo à diversidade e respeito.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!