Chuva em Petrópolis já matou ao menos 104 pessoas e deixou 30 desaparecidas, diz Defesa Civil

Petrópolis temporal mortes
Com a tragédia na cidade, cerca de 300 pessoas tiveram que deixar suas casas (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O temporal que caiu em Petrópolis, na região serrana fluminense, na última terça-feira (15), deixou pelo menos 104 mortos, de acordo com informações divulgadas hoje (17) pela Defesa Civil estadual. A Polícia Civil está trabalhando para agilizar o reconhecimento e a liberação de corpos. Nas redes sociais, imagens desesperadoras mostram a dimensão da tragédia.

O Corpo de Bombeiros entrou no terceiro dia de buscas, já que ainda há desaparecidos. Os trabalhos de resgate resultaram no salvamento de 24 pessoas até a noite de ontem. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) preparou uma lista com os nomes de mais de 30 desaparecidos.

Mais de 20 pontos de deslizamento foram registrados em toda a cidade. Apenas no morro da Oficina, no Alto da Serra, um dos locais mais atingidos, dezenas de casas foram soterradas. Há ainda casos de pessoas que foram levadas pelas cheias nas ruas.

Mais de 300 pessoas tiveram que deixar suas casas e estão acolhidas em abrigos ou casas de parentes e amigos.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou que essa foi a pior chuva da região desde 1932. Outros desastres já ocorreram na serra fluminense. Em 1988, foram 134 mortos em Petrópolis. Em 2011, 918 pessoas morreram e outras dezenas desapareceram na região serrana, principalmente em Nova Friburgo e Teresópolis.

Medo e desespero

Pelas redes sociais, internautas compartilharam imagens impactantes da tragédia, com carros sendo arrastados em meio a força das águas, casas desabando e momentos de desespero. Em um dos registros, passageiros tentam sair de dentro de um ônibus que estava sendo arrastado pela correnteza. Assista:

Veja outros:

Ajude

A prefeitura de Petrópolis disponibilizou um canal de doações para as vítimas da chuva. Quem desejar, pode doar qualquer quantia por meio de PIX ou transferência bancária.

Agência: 0080-9
Conta: 96011-X
Banco do Brasil


Também é possível realizar doação pelo PIX:

CNPJ: 29.138.344/0001-43

O órgão municipal reforça que esse é “o único meio oficial da prefeitura para realizar as doações. Qualquer outro dado de conta bancária, diferente desses, é tentativa de GOLPE! Portanto, FIQUE ATENTO!”.

Com Agência Brasil

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!