Novas regras para compras internacionais de até 50 dólares começam a valer hoje

compra on-line
Compras on-line internacionais de até 50 dólares têm novas regras de tributação (BHAZ)

Começam a valer, nesta terça-feira (1°), as novas regras para compras internacionais feitas pela internet. A medida, anunciada pelo Governo Federal no final de junho, isenta impostos para empresas em compras de até 50 dólares.

Com as novas regras de compras, as empresas internacionais poderão realizar vendas de até 50 dólares para pessoas físicas sem a cobrança do imposto federal de importação.

Para vender até 50 dólares sem o imposto, as empresas precisam se inscrever no sistema Remessa Conforme da Receita Federal e recolher, antecipadamente, o tributo estadual de 17% para agilizar a liberação da mercadoria para o consumidor.

Para quem vale as novas regras de compras

A nova regra vale para compras transportadas pelos Correios, empresas de correspondência internacional ou empresas de encomenda aérea internacional. Antes da norma, empresas eram taxadas em envios de qualquer valor.

Apenas a importação de medicamentos para pessoas físicas, até 10 mil dólares, era isenta do Imposto de Importação. As demais encomendas internacionais, destinadas à pessoa física ou jurídica, estavam sujeitas ao percentual tributário de 60% e limitadas a 3 mil dólares.

Com Agência Brasil

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!