Crianças do Ceará recebem uniforme escolar ‘gigante’

uniformes gigantes
Alunos da rede municipal de ensino de Juazeiro do Norte, no Ceará, se frustraram ao receber os uniformes escolares na última semana (Reprodução/Redes sociais)

Alunos da rede municipal de ensino de Juazeiro do Norte, no Ceará, se frustraram ao receber os uniformes escolares gigantes na última semana. Imagens publicadas nas redes sociais mostram as crianças com roupas e sapatos muito maiores que o adequado.

Nas imagens, é possível ver uma criança com um tênis para adulto, alguns números maior, e outro veste uma camisa do uniforme que ultrapassa o joelho.

O BHAZ procurou a Secretaria Municipal de Educação do município para obter um posicionamento sobre o assunto e aguarda o retorno. Em contato com o g1, a secretária Pergentina Parente Jardim Catunda disse que a situação é considerada “pontual”.

“Nós consideramos que essa situação foi pontual. Uma vez que nós fizemos a entrega de aproximadamente 34 mil fardas, que é o quantitativo de alunos matriculados na nossa rede. Acreditamos é que na hora da entrega a família pode não ter feito essa conferência in loco, ou seja, na escola quando foi pegar o material. Mas, isso acontece”, disse ela.

Pergentina garantiu ainda que os pais podem fazer a troca dos uniformes diretamente na escola em que os filhos estão matriculados. “Dialogar com escola e pedir o tamanho certinho para o seu filho. Nós da Seduc estamos à disposição de todos os pais para fazer essa troca”, declarou.

Uniformes gigantes em Neves e mochilões de Jequié

No ano passado, uma situação semelhante aconteceu com alunos da rede municipal de ensino de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de BH. Na época, os estudantes do 5º ano foram pegos de surpresa ao receberem uniformes “gigantes” também.

Em comunicado, a prefeitura da cidade disse, na ocasião, que a empresa responsável por fornecer os uniformes foi acionada e seria feita a troca e/ou ajustes, de acordo com as necessidades do aluno.

“Eu fiquei assustada e achei que foi muito descaso, eles poderiam muito bem ter pegado a medida dos meninos, feito o tamanho direitinho, não de qualquer jeito. O uniforme é bonito, a qualidade é boa, mas eles pecaram no tamanho”, contou ao BHAZ à época a mãe de uma das alunas.

Já em Jequié, no Sudoeste da Bahia, o tamanho das mochilas escolares que foram entregues às crianças do município em 2017 viraram meme que é lembrado até hoje. Na época, as mochilas disponibilizadas pela Prefeitura de Jequié possuíam tamanho padronizado e eram as mesmas repassadas a alunos maiores, a maioria deles do ensino fundamental 2.

Já para os pequeninos, os acessórios mais pareciam carapaças como as das famosas Tartarugas Ninjas. Sem acreditar na proporção das mochilas, alguns dos estudantes até entraram dentro delas para exemplificar melhor do que se trata (relembre aqui).

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!