Desembargador que humilhou guarda municipal pede desculpas

desembargador humilha guarda
Desembargador divulgou nota citando “histórico negativo” com abordagens (Reprodução/Twitter)

O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Eduardo Siqueira, que causou revolta nas redes sociais após humilhar um guarda municipal de Santos no último sábado (18), voltou a chamar atenção nesta quinta (23). Arrependido, ele divulgou uma nota pedindo desculpas pelo episódio, que ele chama de “incidente”, e afirmando que a reação exaltada foi uma consequência de uma insatisfação com o cenário atual.

“Nos últimos dias, vídeos de incidentes ocorridos entre mim e guardas municipais de Santos têm motivado intenso debate na mídia e nas redes sociais, com repercussão nacional. Realmente, me exaltei com o guarda municipal Cícero Hilário, razão pela qual venho a público lhe pedir desculpas”, começa Siqueira.

Na ocasião, ele foi filmado chamando o guarda de “analfabeto” e rasgando a multa que recebeu por circular sem máscara, item obrigatório na cidade. Hoje, Siqueira disse que sua atitude “teve como pano de fundo uma profunda indignação com a série de confusões normativas que têm surgido durante a pandemia” e as “inúmeras abordagens ilegais e agressivas”.

O desembargador, contudo, reconheceu que outras experiências não validam o desrespeito aos homens que estavam trabalhando durante o ocorrido. “Nada disso, porém, justifica os excessos ocorridos, dos quais me arrependo. O guarda municipal só estava cumprindo ordens e, na abordagem, atuou de maneira irrepreensível. Estendo as desculpas, a sua família e a todas as pessoas que se sentiram ofendidas”, concluiu.

Relembre o caso

Eduardo Siqueira foi flagrado humilhando o guarda municipal Cícero Hilário no sábado (veja mais aqui) e a repercussão do caso causou comoção em todo o país. O funcionário do TJSP estava caminhando na praia sem máscara. Além do acessório ser recomendado por todas as autoridades de saúde, inclusive a Organização Mundial da Saúde, é de uso obrigatório na cidade e a sanção para o desrespeito ao decreto municipal é uma multa de R$ 100.

No vídeo, Siqueira pega o celular e informa ao guarda que está ligando para o secretário de Segurança Pública do município, Sérgio Del Bel Junior. Durante a ligação, o desembargador dispara: “estou aqui com um analfabeto” e tenta justificar a infração. Como se não bastasse, o desembargador ainda tomou a multa do guarda, rasgou o documento e jogou no rosto do trabalhador.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!