‘Detector de Corrupção’: aplicativo brasileiro ganha prêmio internacional inédito

Divulgação/Detector de Corrupção

O aplicativo brasileiro “Detector de Corrupção”, do Reclame Aqui, conquistou um prêmio internacional inédito no Cannes Lions 2018, na categoria mobile. Em contrapartida, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o quarto país mais corrupto do planeta.

O sistema foi desenvolvido e colocado em prática em 2016, em um modelo que atuava apenas como uma extensão para o Google Chrome. Em sua versão na forma de aplicativo, a plataforma usa um sistema de reconhecimento facial e colore de roxo o rosto de políticos envolvidos em denúncias de esquema de corrupção.

Todas as informações do aplicativo estão de acordo com os processos judiciais. O produto é gratuito e funciona de forma simples: para descobrir quem é o corrupto e o que ele fez, basta apontar o celular para uma fotografia, página de internet ou tela da televisão. A partir daí o aplicativo apresenta todos os dados do político, processos em que está envolvido e supostas improbidades administrativas que cada um responde na Justiça.

O aplicativo é um tipo de banco de informações, que já estão disponíveis no Supremo Tribunal Federal (STF), Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais de Justiça (TJs) e Tribunais Regionais Federais (TRFs). Com isso, processos em sigilo judicial não são divulgados pela plataforma online.

O sistema está disponível nas versões para Android ou IOS. Para baixar, é só clicar AQUI.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!