Diploma universitário não adianta pois ‘não tem emprego’, diz ministro da Educação ao defender ensino técnico

Ministro da Educação
Ministro pontuou que estudantes se endividam pelo FIES e não conseguem pagar (Isac Nóbrega/PR)

Ao defender o ensino técnico profissionalizante, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que o diploma universitário não adianta porque “não tem emprego”. Ele pontuou que estudantes se endividam ao fazer a faculdade por meio do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e não conseguem pagar depois por causa da falta de oportunidade de trabalho.

As declarações foram feitas em encontro com gestores municipais em Nova Odessa, São Paulo, nesse sábado (21). “Que adianta você ter um diploma na parede, o menino faz inclusive o financiamento do FIES, que é um instrumento útil, mas depois ele sai, termina o curso, mas fica endividado. Não consegue pagar, porque não tem emprego”, disse.

O ministro da Educação, em seguida, passou a defender o ensino técnico profissionalizante. “O Brasil precisa de mão de obra técnica, profissional. E aí depois o moço ou a moça, elas fazem esse curso, arrumam um emprego, e depois falam: ‘O que eu gostaria mesmo é ser um doutor. Eu fiz um curso técnico em veterinário, já tenho um emprego, mas eu quero ser um médico veterinário'”, completou.

Recorrência

Milton Ribeiro já havia questionado o acesso ao ensino universitário em outras oportunidades. Ainda neste mês, ele disse em entrevista à TV Brasil que “universidade deveria, na verdade, ser para poucos, nesse sentido de ser útil à sociedade”.

Na ocasião, o ministro da Educação também defendeu o ensino técnico profissionalizante: “Tem muito engenheiro ou advogado dirigindo Uber porque não consegue colocação devida. Se fosse um técnico de informática, conseguiria emprego, porque tem uma demanda muito grande”, pontuou.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!