Enem 2022: Professora dá dicas para uma ‘redação nota mil’

enem 2023
(Rovena Rosa/Agência Brasil)

Com a aproximação do Enem 2022, o sonho de ingressar na universidade também fica mais sólido para milhares de brasileiros. Muitos estudantes, no entanto, compartilham a mesma preocupação: a redação, etapa vital para a nota final.

O BHAZ conversou com uma professora de cursinho aqui em Belo Horizonte e separou algumas dicas para a “redação nota mil”. Para Thaís Braga, 37, o principal conselho é ter argumentos suficientes para sustentar as ideias elencadas no texto.

Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro. São 3.396.632 pessoas inscritas, considerando as versões impressa e digital do exame.

‘O tema é sempre uma surpresa’

Thaís iniciou o papo com a reportagem adiantando uma dúvida frequente: qual será o assunto da temida redação? Bem, ela destaca que um número muito amplo de assuntos pode ser escolhido, mas sempre dentro dos eixos tradicionais do Enem.

“A prova de redação é sempre sobre um tema atual”, diz. Questionada sobre a turbulência política ser um possível tema, a professora avalia que podemos apostar em algo relacionado a mídia, liberdade de expressão.

“É crucial não colocar ideias que não se possa defender por meio de argumentos. Além disso, a proposta de intervenção precisa respeitar os direitos humanos”, finaliza.

Repertório e como estudar

A menos de duas semanas do exame, Thaís avalia que é o momento de continuar escrevendo. Para ela, o estudante também deve ficar atento aos recortes que o tema faz, assim não foge ao assunto e garante mais pontos.

“Se ele pede ‘caminhos para combater’, ‘desafios’, esses devem ser o centro da argumentação. Nesse período antes da prova, vale buscar repertório sociocultural de outras disciplinas, uma revisão de História, Geografia, Filosofia”, recomenda.

Outra boa pedida para os estudantes é dar uma olhada na Constituição Federal de 1988 que, segundo Thaís, aborda quase todas as disciplinas tangentes. Além disso, ela orienta a fazer uma revisão gramatical de pontuação, como vírgula e crase.

Argumentos bem fundamentados

A professora avalia que, além de boas ideias, o aluno precisa sustentá-las com argumentos. Já que o texto dissertativo-argumentativo tem uma tese, os raciocínios têm que ser bem fundamentados.

Na proposta de intervenção, o estudante deve apresentar soluções para os problemas que apontou. “Uma dica é pesquisar o que fazem os ministérios, as secretarias. Quais são os agentes válidos para fazer uma proposta”, diz Thaís.

A profissional destaca que uma hora e meia é o limite para finalizar o texto. O primeiro passo é fazer um rascunho e, depois, passar a limpo. Uma dica é treinar e fazer simulados para descobrir a melhor estratégia: fazer a redação no início ou meio da prova. O importante é não deixar para o final, já que o aluno pode se “embananar”.

No caso do Enem Digital, a redação seguirá os mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel, que é escrita a mão.

Enem 2022

O Enem foi instituído em 1998 para avaliar o desempenho escolar dos estudantes brasileiros ao término da educação básica. Desde o ano de 2009, é usado como mecanismo para alunos ingressarem na educação superior.

São 45 questões em cada área do conhecimento. Dessa forma, no dia 13, os participantes farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. E, é claro, a redação!

Já no domingo seguinte, dia 20, os alunos fazem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. Em caso de dúvidas, confira os editais do Enem 2022.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!