Vídeo: Na presença de Bolsonaro, evento com militares no Planalto dispensa a obrigatoriedade da máscara

evento dispensa máscara
Cerca de 100 pessoas estavam presentes no salão para acompanhar a ‘cerimônia de cumprimento a oficiais-generais promovidos’ (Reprodução/TV Brasil)

O trecho de um encontro de generais das Forças Armadas, realizado nesta quinta-feira (12) no Palácio do Planalto, gerou revolta nas redes sociais. Isso porque a máscara, item essencial à proteção individual contra a Covid-19, não foi exigida como obrigatória aos participantes do evento. A decisão de não exigir o uso da proteção foi anunciada no microfone logo no início do evento. Ainda nesta quinta, o Brasil chegou à marca das 566.869 vidas perdidas para a doença e já ultrapassa 20 milhões de casos confirmados.

“Informamos que o uso de máscara nesta cerimônia é opcional”, disse o cerimonialista após a execução do hino nacional. Segundo informações do Estadão, cerca de 100 pessoas estavam presentes no salão para acompanhar a “cerimônia de cumprimento a oficiais-generais promovidos”.

No vídeo que registra o momento, é possível ver que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Walter Braga Netto (Defesa), já sem máscara, sorriem após o anúncio. Risadas de outras pessoas que estavam presentes na cerimônia também podem ser ouvidas.

Depois do aviso, algumas pessoas retiram a máscara do rosto. Veja o vídeo:

‘Gostaria de me surpreender’

No último mês, após receber alta de sua internação por obstrução intestinal, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou de uma “motociata” na cidade de Presidente Prudente, em São Paulo. O evento provocou aglomeração entre pessoas sem máscaras, inclusive o presidente (veja aqui).

E por não ser a primeira vez que o uso de máscara é negligenciado por Bolsonaro, algumas pessoas disseram não estar surpresas com o anúncio feito durante o evento desta quinta-feira. “Gostaria até de me surpreender com esse tipo de informação, mas, infelizmente, após tudo o que vimos ao longo desta pandemia, não me surpreendo mais”, escreveu um usuário do Twitter.

“Esse é o país onde a pandemia já acabou!”, ironizou outra pessoa. Veja um pouco da repercussão:

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!