VÍDEO: Família encontra infestação de formigas em ferimento no pé de idosa internada com diabetes

Formigas em pé de idosa
Vídeo mostra o pé da mulher tomado pelos insetos (Reprodução/Redes sociais)

Familiares de uma idosa que estava internada em um hospital no Ceará encontraram uma infestação de formigas em um ferimento no pé da paciente, que faz tratamento de diabetes. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o pé da mulher de 88 anos tomado pelos insetos.

O caso foi registrado no último domingo (23), no Hospital Municipal Dr. Eudásio Barroso, em Quixadá, no interior do Ceará. A idosa estava internada no local havia duas semanas, justamente para tratar ferimentos nas pernas e nos pés, causados pelo diabetes.

Ao g1, uma neta da idosa contou que percebeu, dias antes de gravar o vídeo, que a avó estava em um leito próximo a uma janela do quarto de hospital. Do lado de fora, há uma área com bastante vegetação, e ela notou que as formigas vinham de lá.

A neta ainda disse que reclamou da situação, mas os profissionais do hospital teriam dito que bastava afastar o leito para distanciar a paciente da janela.

‘Normas descumpridas por acompanhante’

A direção do Hospital Municipal Dr. Eudásio Barroso se pronunciou por meio da Secretaria de Saúde de Quixadá, afirmando que a infestação de formigas no pé da paciente teria sido causada por um acompanhante da idosa.

“Infelizmente, as normas de higiene da unidade foram descumpridas por parte do acompanhante da paciente que de forma irregular acabou adentrando a enfermaria com doces e outros alimentos, facilitando a infestação de formigas, mesmo com o ambiente sendo limpo diversas vezes por dia pela equipe da unidade hospitalar”, diz nota.

O hospital também afirma que, assim que o caso foi informado aos profissionais, o curativo no pé da paciente foi refeito, e as “impurezas” que estavam no ferimento foram retiradas.

A nota ainda aponta que a idosa “vem recebendo toda assistência e sendo acompanhada de perto por parte da equipe de multiprofissionais do hospital com trocas diárias de curativos em seu membro inferior, inclusive com evolução notória de seu quadro clínico”.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!