Feixes de luz cortam céu de cidades de Minas Gerais e do Nordeste: ‘É um trem de fogo, Papai Noel’

fenômeno no céu ontem lixo espacial nordeste
Moradores do Nordeste testemunharam ontem um fenômeno no céu (Reprodução/Redes Sociais)

Moradores de cidades de Minas Gerais e do Nordeste do Brasil foram surpreendidos por feixes de luz no céu, na noite dessa sexta-feira (22). O fenômeno visto a olho nu deixou algumas pessoas intrigadas a respeito do que poderia ser.

Os feixes de luz nada mais são do que lixo espacial, segundo o professor de Astronomia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). De acordo com o portal Patos Online, o fenômeno foi visto em Pernambuco, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte.

Moradores registraram as luzes no céu do Nordeste. Um deles chega a brincar que se tratava de um trem de fogo ou do Papai Noel. Assista:

“Tudo indica que é lixo espacial, 99% de chance de ser pela velocidade baixa. Há possibilidade de ser algum corpo espacial que entrou na atmosfera. É muito dificil você ver um meteoro durante tanto tempo então resta a possibilidade de ser lixo espacial”, explica o professor da UFMG Renato Las Casas.

Segundo Renato Las Casas, esse fenômeno já aconteceu várias vezes. “Vira e mexe temos notícia de lixo espacial, agora, com tantos pontos brilhantes e com tal intensidade, é mais difícil”.

Os feixes de luz podem oferecer um certo risco para o planeta Terra, de acordo com Renato. “A probabilidade é pequena. É mais fácil sermos atingidos por um avião em queda do que por um lixo espacial ou por um meteoro, mas existe a possibilidade, mas não é tão grande assim”.

“Já foram feitos cálculos de que se a coisa continuar do jeito que está, ou seja, nós acumulando lixo espacial aqui em volta do nosso planeta Terra, vai chegar uma hora que o espaço vai ser inutilizável”, acrescenta.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!