Vereador Gabriel Monteiro vira réu por filmar sexo com adolescente de 15 anos

gabriel monteiro
Vereador alega que adolescente disse ter 18 anos (Reprodução/@gabrielmonteiro/Instagram)

O vereador Gabriel Monteiro (PL) virou réu na Justiça do Rio de Janeiro, nessa terça-feira (17), por ter filmado um momento íntimo com uma adolescente de 15 anos. A denúncia foi aceita no início deste mês pelo juiz Marcelo Almeida de Moraes Marinho, que deu prazo de dez dias para apresentação de defesa.

Segundo o MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), o crime ocorreu aproximadamente cinco meses após o primeiro encontro do vereador com a adolescente. A denúncia também aponta que ele usou o próprio celular para filmar a cena.

O mandado de citação e intimação a Monteiro foi expedido ontem, segundo o processo que tramita no Tribunal de Justiça do estado. Em 7 de abril, o vereador depôs à Polícia Civil e alegou ser inocente. Ele afirma que o sexo e a filmagem foram consensuais e que a moça disse ter 18 anos.

Quebra de decoro parlamentar

Além de se tornar réu em função do vídeo vazado, o vereador passa por um processo ético-disciplinar que investiga quebra do decoro parlamentar no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Em reunião, ontem, o colegiado definiu que duas testemunhas de acusação serão ouvidas na próxima quarta-feira (25). Heitor Monteiro de Nazaré Neto e Vinícius Hayden Witeze são ex-assessores do vereador.

Outras duas pessoas, que ainda não foram nomeadas, serão ouvidas pela Justiça no dia 1º de junho. Segundo o presidente do Conselho, vereador Alexandre Isquierdo, foi dado um novo prazo para que Monteiro indique testemunhas de defesa, mas ele não o fez até agora.

“Para buscar a verdade material, nós resolvemos dar mais um prazo para que o vereador Gabriel Monteiro possa ter garantida sua ampla defesa. Ele terá até a sexta-feira (20) desta semana para indicar nomes, caso seja do seu interesse”, diz o parlamentar.

O Conselho de Ética indeferiu os pedidos feitos na defesa prévia, que solicitava o arquivamento do processo. Gabriel Monteiro vem afirmando que está sendo “perseguido” e que as imagens usadas como prova, divulgadas na imprensa, sofreram manipulação.

Relembre o caso

O MPRJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) denunciou à Justiça o vereador Gabriel Monteiro (PL) por ter filmado ato sexual com uma adolescente de 15 anos. A denúncia foi oferecida no dia 8 de abril e, conforme o órgão, o vídeo acabou vazando na internet.

“O MPRJ confirma que a 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial da área Zona Sul e Barra da Tijuca ofereceu denúncia contra o vereador Gabriel Monteiro por filmar sexo com adolescente”, informou o MP por meio de sua assessoria.

O vereador também é acusado, por ex-assessores, de forjar situações de flagrantes, usadas para alimentar seus canais de mídias sociais, a fim de aumentar a audiência e obter grandes lucros com isso. Assessores ainda o acusam de estupro (lembre aqui) e violência sexual, o que é negado pelo vereador.

Com Agência Brasil

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!