‘Vou ser assassinada ali na esquina’: Governo da Bahia lança campanha forte contra ódio e preconceito

campanha governo bahia
Campanha impactante do governo da Bahia mostra diversas formas de violência enfrentadas por minorias (Reprodução/@govba/Instagram)

O Governo da Bahia lançou uma campanha impactante contra o ódio e preconceito, nessa terça-feira (7). No vídeo, diversas formas de violência são retratadas e narradas pelas próprias vítimas. A peça publicitária pede mais respeito, e aborda temas como machismo, racismo, homofobia, transfobia, capacitismo e gordofobia. Nas redes sociais, os comentários são de congratulações ao governo pela campanha certeira.

“Só quem sente na pele sabe o que é ter que lidar com o ódio e o preconceito todos os dias. Isso machuca, separa e pode até matar. Mas quer saber? Tá na hora de mudarmos essa realidade. Substituir o ódio e o preconceito por mais amor e tolerância. Afinal, somos diferentes, mas todos iguais”, diz a legenda do vídeo.

Logo no início do clipe, uma mulher aparece na praia dizendo que “vão fazer piadinhas” quando ela tirar a canga, por ser gorda. Na sequência, um homem negro aparece em uma loja e comenta que será seguido por um segurança por conta da sua cor de pele.

Em outra parte, duas mulheres lésbicas aparecem juntas. “Aquela mesa vai comentar que esse beijo é um absurdo, só porque somos lésbicas”. Depois, um homem em uma cadeira de rodas surge procurando trabalho, mas logo afirma sobre o empregador: “Ele vai comentar que eu não tenho o perfil, mesmo tendo vaga na empresa”. Logo depois, uma mulher aparece em uma reunião só com homens, e conta o que acontece muitas vezes. “Ele vai me interromper o tempo inteiro, só porque eu sou mulher”.

No final, na parte mais forte da campanha, uma mulher trans aparece na rua. “Eu vou ser assassinada ali na esquina, só porque eu sou trans”. Ao fundo, uma pessoa joga uma pedra e o vídeo termina com algumas frases. “Todo preconceito alimenta o ódio. O ódio mata”.

Nos comentários da publicação, muitos elogios à campanha do governo estadual. “Campanha mais que necessária. Incrível!”, disse uma mulher. “O governo da Bahia sempre com ótimas campanhas de conscientização”, disse outro usuário. “Como é bom viver sob a égide de um governo civilizado”, disse uma terceira pessoa.

Vitor Fernandesvitor.fernandes@bhaz.com.br

Editor e repórter do BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

Comentários