Homem armado faz família refém e obriga radialista a transmitir negociação ao vivo

Homem faz radialista refém
Criminoso disse que queria se entregar ‘sem morrer’ (Reprodução/Instagram)

Uma família viveu momentos de desespero na noite desse domingo (5), quando um homem armado invadiu um apartamento em Curitiba, no Paraná, e fez os moradores reféns. Uma das vítimas, um radialista, foi obrigado a transmitir a negociação ao vivo, no Instagram.

A transmissão, que durou pouco mais de uma hora, mostra a conversa entre as vítimas e o homem, identificado como Vinícius. Em determinado momento, a “live” chegou a ser assistida por 2,5 mil pessoas ao mesmo tempo. Ele havia fugido após um confronto com a polícia (leia mais abaixo).

“A gente está de refém aqui no meu apartamento agora. Estamos em cinco pessoas, e o rapaz que está colocando a gente de refém está tranquilo, apenas pedindo segurança para poder sair”, diz o radialista Henry Xavier durante a transmissão. O criminoso, então, diz que quer se entregar “sem morrer”.

Vinícius também exigia a presença da imprensa no local, além do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência), já que ele estava ferido. Enquanto isso, a vítima tentava acalmá-lo. “Você está ao vivo, com toda segurança, e mais de mil pessoas te acompanhando. A imprensa e o Samu já estão aí para te garantir segurança”.

Durante a negociação, Henry Xavier ainda comenta sobre a aflição do momento. “É a reportagem mais difícil que eu faço em toda a minha vida. Desde 2001 trabalhando com rádio, com televisão, essa é a reportagem mais difícil que eu faço. Mas eu tenho certeza que vai acabar tudo bem”, diz ele na gravação.

Confronto com a PM

De acordo com a PMPR (Polícia Militar do Paraná), o homem fazia parte de um grupo de criminosos que havia entrado em conflito com os militares naquela noite, por uma denúncia de tráfico de drogas. Uma equipe da PM estava fazendo patrulhamento no condomínio do radialista quando foi recebida com diversos disparos de arma de fogo.

Um dos integrantes da equipe policial foi atingido no rosto, de raspão, e o confronto teve início. Os criminosos pularam a janela para fugir, mas um deles, o homem que aparece no vídeo, se escondeu em outro bloco do condomínio.

De lá, ele invadiu o apartamento da família, onde fez as vítimas reféns por aproximadamente uma hora e meia. Após a negociação, Vinícius se entregou e, segundo a PM, com ele foi localizada uma pistola Glock com carregador alongado para 30 munições e mais um carregador normal para 15 munições.

Outra equipe da corporação recebeu informações de moradores da região sobre dois homens que embarcaram em um carro após o confronto. O veículo foi localizado pelos militares no bairro CIC e, ao ser dada voz de abordagem, o homem que estava no passageiro não acatou, um novo confronto se deu, e ele acabou morto.

A equipe apreendeu três armas de fogo, um colete balístico, a quantia de R$ 1.924,00 em espécie, cinco carregadores de pistola, seisaparelhos celulares, 52 munições de 9mm, e 44 munições de .40.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!