Hospital troca corpos e família de idosa enterra homem desconhecido: ‘Inconcebível’

hospital erra e familia de idosa enterra desconhecido
Caso aconteceu na cidade de Santo André, em São Paulo (Reprodução/Bom Dia SP)

A família de uma idosa de Santo André, no interior de São Paulo, foi vítima de um erro do Centro Hospitalar de Santo André e acabou enterrando o corpo de um homem desconhecido. Dona Amir Martins, de 92 anos, morreu no hospital nesta quarta-feira (8), mas o corpo liberado pela equipe médica para a família enterrar foi o de um homem com suspeita de coronavírus.

Poucos momentos após o enterro, que foi feito com o caixão lacrado já que o hospital havia indicado suspeita de Covid-19, a família recebeu uma ligação do centro hospitalar informando que o corpo de Dona Amir havia sido trocado. A idosa morreu, na verdade, de complicações em decorrência de uma queda que havia sofrido 15 dias antes.

Quem tinha sintomas do coronavírus era um outro paciente, Francisco Carlos da Silva, de 54 anos, que foi enterrado pela família da idosa. O hospital só se deu conta de que havia trocado os corpos quando a família de Francisco foi liberar o corpo e notou que se tratava de uma mulher.

As duas famílias registraram boletim de ocorrência contra o hospital e a delegada responsável pelo caso exigiu a exumação do corpo de Francisco. Já o corpo de Amir foi enterrado na manhã desta quinta-feira (9).

‘Inconcebível’

Em nota enviada ao Bom Dia SP, da TV Globo, a Prefeitura de Santo André confirmou a troca dos corpos e disse que a situação foi um “constrangimento inconcebível”.

A prefeitura informou ainda que exigiu a abertura imediata de uma investigação sobre o caso e que o prefeito está avaliando a possibilidade de afastar os profissionais envolvidos.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!