Imposto de Renda 2023: Receita paga 1º lote da restituição nesta quarta

imposto de renda restituição
Pagamento do primeiro lote começa nesta quarta-feira; veja mais detalhes (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A Receita Federal começa a pagar, nesta quarta-feira (31), o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. O dinheiro será depositado na conta corrente do usuário, indicada na declaração.

Mais de 4 milhões de contribuintes na fila de prioritários serão contempladas, como idosos acima de 80 anos, Pessoas com Deficiência (PCDs), professores e quem fez a declaração pré-preenchida ou escolheu receber a restituição via Pix.

Restituição Imposto de Renda 2023

Para consultar se a sua restituição está disponível, basta acessar a página da Receita Federal online. Em seguida, clique nos itens “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”.

No primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023, que o órgão considera o maior da história, serão distribuídos cerca de R$ 7,5 bilhões. O cidadão que ainda não declarou o Imposto de Renda pode entregar o documento até hoje, às 23h59.

Veja abaixo as datas de pagamento dos outros lotes:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro

Novidades do Imposto de Renda 2023

A Receita Federal implementou algumas novidades na declaração do imposto de renda neste ano, como a disponibilização da declaração pré-preenchida já a partir do primeiro dia do prazo.

O pagamento foi dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, de acordo com a data de entrega da declaração. Assim, têm prioridade no recebimento da restituição idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos a partir de 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.

A novidade neste ano é que também terão prioridade no recebimento da restituição os que usarem o modelo pré-preenchido ou optarem por receber o valor por meio da chave Pix, desde que a chave seja o CPF do cidadão.

Segundo a Receita, as duas novas modalidades de prioridade têm o objetivo de reduzir os erros na declaração. Ao optar pelo Pix, por exemplo, não é necessário informar mais nenhum número de dados bancários, apenas o próprio CPF.

Confira todas as novidades do Imposto de Renda de 2023 aqui.

Com Agência Brasil

Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!