Incêndio de grandes proporções atinge casarão no centro histórico de Salvador

Incêndio ocorreu 24h após a destruição do Museu Nacional no Rio (Reprodução/Facebook)

Em meio à repercussão do incêndio que atingiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro, uma nova ocorrência semelhante foi registrada na noite dessa segunda-feira (3). Um casarão pegou fogo no centro histórico de Salvador, na região da Baixa dos Sapateiros. Uma loja de móveis funcionava no local e não há informações de vítimas. Por volta das 21h40, as chamas podiam ser vistas à distância. Pelo menos 40 integrantes do Corpo de Bombeiros trabalharam na ocorrência.

De acordo com a corporação, o fogo foi controlado por volta das 3h desta terça-feira (4), mas socorristas continuaram no local fazendo o rescaldo para evitar o surgimento de novos focos de incêndio. Agora, a Defesa Civil vai até o imóvel de dois andares, que fica na avenida José Joaquim Seabra, para fazer uma vistoria e avaliar os danos estruturais.

Mais um incêndio atinge o patrimônio histórico. Desta vez em Salvador. É mesmo muita falta de carinho com nossos bens culturais. ??? @grupo.metropole Um casarão, onde funcionavam lojas de móveis e roupas, nº 339, pega fogo nesse momento na Avenida J. J. Seabra, a popular Baixa dos Sapateiros. O incêndio, de grandes proporções, espalha um rastro de fumaça preta tão denso que encobre o teto do Convento do Carmo. O Corpo de Bombeiros já chegou ao local e tenta debelar as chamas, que, no entanto, crescem. Populares e moradores do local ajudam como podem. O calor do fogo se faz sentir no Santo Antônio Além do Carmo, bairro vizinho. A estrutura dos imóveis do Centro Histórico facilita que o incêndio se espalhe. Por causa do incidente, o trânsito na Baixa dos Sapateiros foi interrompido. Atualização – Às 23h55, os bombeiros parecem ter controlado, enfim, as chamas, já bem menos densas. O fogo atingiu, além do imóvel de origem, pelo menos mais uma casa de forma grave. A luta contra o incêndio, no entanto, ainda deve se estender por mais algumas horas.

Uma publicação compartilhada por ᴡᴀʟᴄʏʀ ᴄᴀʀʀᴀsᴄᴏ (@walcyrcarrasco) em

Nas redes sociais, internautas de diferentes partes do país repercutem o incêndio e o relacionam às chamas que atingiram o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio. Antes, ainda no sábado (1º), a biblioteca pública Farol do Saber Cícero Marcelino também foi consumida pelas chamas. O fogo atingiu livros, móveis e paredes do imóvel localizado em Cidelândia, no Maranhão. Segundo os bombeiros, o local estava desativado e aguardava uma reforma geral.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!