Corpo do ator Jeff Machado é liberado; veja o que se sabe até agora

jeff machado
Polícia encontrou o corpo do artista nessa quarta-feira; ele estava desaparecido desde janeiro, no Rio (Reprodução/Instagram)

O corpo do ator Jeff Machado, encontrado após meses desaparecido, é levado de Itaguaí (RJ) para Santa Catarina na manhã desta sexta-feira (26). O translado ocorre por terra, devido ao estado de decomposição e incerteza da causa da morte.

O corpo saiu de uma funerária da cidade carioca por volta de 5h, e a previsão é de que chegue a Araranguá, município onde Jeff nasceu, à 1h de amanhã. O velório será neste sábado (27). Às 13h30, há uma missa marcada no Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, onde o ator foi coroinha e a mãe dele frequenta.

“Ontem pela manhã fui com a mãe do Jeff para a liberação do corpo do IML de Campo Grande. Contratamos uma funerária e, num primeiro momento, o corpo iria a Santa Catarina via transporte aéreo. Mas pelo estado de decomposição e tempo da morte, no final de janeiro, pela lei, precisaria ser terrestre”, explica ao BHAZ Jairo Magalhães, advogado da família.

Qual foi a motivação do crime?

Apesar dos indícios de enforcamento, o IML apontou a causa da morte como “indeterminada” no laudo. Jairo conta que Jeff foi encontrado dentro de um baú no bairro Campo Grande, com um fio telefônico em volta do pescoço e corpo em estado de mumificação.

O advogado da família adianta que já existem hipóteses sobre a motivação e suspeitos do crime, mas elas seguem em segredo para não atrapalhar as investigações. Nesta sexta, duas pessoas comparecem à delegacia para prestar declarações sobre o ocorrido com Jeff Machado.

As investigações apontam que o ator foi morto ainda no fim de janeiro, período em que o desaparecimento foi divulgado. Ele foi encontrado somente nessa segunda-feira (22), dentro do baú, que pertencia a ele e teria sido retirado de sua casa.

Amigos e família de Jeff Machado farão missa em homenagem a ele amanhã, às 13h30 (Reprodução/Instagram)

Cachorros ajudaram nas investigações

Jeff Machado, que participou da novela Reis (Record TV), foi dado como desaparecido em 27 de janeiro deste ano. Na época, a família descobriu o sumiço após constatar que os oito cachorros dele foram encontrados em situação de abandono na casa onde mora.

Os animais ajudaram a desvendar a localização do corpo, segundo o g1. Eles foram sendo abandonados em bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro, momento em que a ONG Indefesos passou a investigar de quem seriam os pets.

A partir da leitura de chips, eles chegaram até a família do ator, que tinha somente cachorros da raça Setter. Segundo a reportagem, os cinco que sobreviveram já foram adotados: um deles está desaparecido, um foi atropelado e faleceu, já outro morreu após o resgate.

O artista nomeou os pets em homenagem a ícones da MPB, como Rita Lee, Cazuza e Tim Maia. O que atendia por Caetano Veloso, por exemplo, foi socorrido mas não resistiu.

Ator saiu de casa sem documentos

Pouco após o desaparecimento, a família disse que Jeff enviou algumas mensagens antes de parar de responder. No entanto, há suspeitas de que os textos tenham sido escritos por outra pessoa, pois havia muitos erros gramaticais que ele não costumava cometer.

Na época do desaparecimento, familiares afirmaram que Jefferson recebeu uma proposta de trabalho para São Paulo, mas não deu detalhes. Na casa do ator, encontraram todos os documentos e cartões dele. No último post do artista no Instagram, ele celebra um “recomeço”, sem dar detalhes do que faria dali em diante.

Segundo a Polícia Civil, “as investigações continuam para apurar a autoria do crime”. “Trata-se de inquérito policial sigiloso, até que as diligências policiais e medidas judiciais sejam efetivadas”, informou a delegacia, pelas redes sociais.

Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!