João de Deus revela detalhes de ‘superpatrimônio’ com fazendas, carros e casas; confira

Agência Brasil/Divulgação + Polícia Civil de Goiás/Divulgação

O médium João de Deus revelou à Polícia Civil (PC) ter “incontáveis” carros, muitas casas e um lucro mensal de R$ 60 mil com sete fazendas. Em depoimento, ele declarou não saber quantos imóveis e carros tem. O homem está preso suspeito de abusar de mulheres que o procuravam para fazer tratamentos espirituais. Ele nega as acusações.

O Ministério Público de Goiás já recebeu mais de 600 denúncias contra João Teixeira de Faria, de 76 anos, que mantém em Abadiânia, interior goiano, a casa Dom Inácio de Loyola, onde faz atendimento espiritual há 42 anos.

A PC cumpriu mandados de busca e apreensão em diversos endereços com ligação a João de Deus. De acordo com o órgão, foram encontrados R$ 1,6 milhão em dinheiro, pedras similares a esmeraldas, medicamentos e seis armas de fogo. Grande parte do material foi apreendido em um porão que pode ser acessado por um fundo falso de armário.

“Se ele escondeu é porque veio de algo ilícito. Ele terá que dar explicações”, afirmou o delegado Valdemir Branco ao Fantástico.

A defesa de João de Deus continua negando as acusações e diz que “muito do dinheiro encontrado tem a ver com antigas doações”.

João de Deus disse à PC que sua profissão é de empresário. O médium também disse que não sabe quanto recebe em “lojas” e a farmácia da Casa Dom Inácio de Loyola, interditada na última sexta-feira (21), por produção de remédios em escala industrial sem autorização.

Ele explicou que as sete fazendas estão em Goiás, mas não contou qual o valor da produção de cada uma. Todos os locais estão em cidades diferentes do estado e não há dados das dimensões dos estabelecimentos. As fazendas ficam em Crixás, Itapaci, Jaraguá, Anápolis, São Miguel, Pirenópolis e Abadiânia.

Ceia de Natal

De acordo com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), João de Deus jantará “o de sempre”, junto a outros quatro presos do Núcleo de Custódia, em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital.

O órgão ainda explicou que o cardápio é elaborado com “arroz, feijão, salada, carne e sobremesa”. Não foi divulgada qual será a carne servida e a sobremesa deverá ser “uma fruta ou doce”.

Segunda a diretoria, os horários das refeições também não serão alterados por conta do Natal. Elas serão servidas normalmente às 7h, 11h e 18h.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!