Jornalista relata racismo e mata leão por seguranças do Rock in Rio

marcelo manso
Marcelo Manso trabalhava na cobertura do festival no momento do ocorrido (Reprodução/Instagram)

O jornalista Marcelo Manso afirma ter sido agredido fisicamente e sofrido racismo por seguranças durante o Rock in Rio. Ele registrou boletim de ocorrência no Rio de Janeiro, nessa segunda-feira. A assessoria de imprensa do evento nega a acusação.

À Folha, Manso disse que, ao fim do show de João Gomes, na Arena Itaú, ele tentou sair do espaço pelo mesmo lugar em que entrou, mas foi proibido e o mandaram encontrar outra saída.

Marcelo relata que a equipe da Arena mostrou outro caminho, mas uma pessoa o abordou e o acusou de furtar cervejas do local, além do celular que estava com ele.

Imobilizado

O profissional fazia a cobertura do evento para um portal de notícias independente, o Mais Brasil. Ele começou a filmar a discussão e, nesse momento, um funcionário chamou um segurança. O jornalista conta que foi imobilizado com um mata leão.

“Eu não conseguia respirar. Eles pediam que eu desbloqueasse o celular para apagarem o registro, e eu não conseguia, estava sufocando. Eles disseram: ‘é claro que você não vai conseguir desbloquear, você não tem condições de comprar um celular desses, você roubou’”, contou o jornalista.

Truculência e apagamento de provas

Manso conta que se recusou a desbloquear o aparelho e foi erguido do chão. Nesse momento, ele sentiu que poderia desmaiar. Com isso, decidiu entregar o celular. “Apagaram todos os dados, pegaram minha senha do iCloud e apagaram o vídeo de lá também”.

“Eu senti minha dignidade descendo pelo ralo. Vi que estavam me levando para outro lugar e comecei a gritar até que me levaram para a saída do evento e não me deixaram retornar”.

O jornalista fez um exame de corpo de delito após o caso. De acordo com o documento, não há “sinais externos de violência vinculáveis ao evento”.

Rock in Rio nega

Por meio de nota enviada à Folha, o Rock in Rio afirma que o jornalista “precisou ser retirado pela equipe de produção de uma área restrita de backstage porque ele invadiu e tentou entrar no contêiner de um dos diretores de palco”.

O evento também disse que o local tinha câmeras segurança e o caso não foi visto nas imagens. Por fim, o festival afirma que está tomando todas as medidas legais cabíveis.

O Itaú informou que não tem relação alguma com o caso. “A situação não aconteceu na Arena Itaú, conforme nota divulgada pelos organizadores do festival. O banco esclarece, ainda, que a segurança de todo o evento é realizada diretamente pelo Rock in Rio”.

A investigação do caso aconteceu na 42ª Delegacia de Polícia Civil do Rio de Janeiro. No local foi registrado um boletim como lesão corporal.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!