Jornalistas são agredidos por segurança e apoiadores de Bolsonaro: ‘Vou enfiar a mão na tua cara’

segurança bolsonaro
Segurança ameaçou “enfiar a mão na cara” dos profissionais (Reprodução/GloboNews)

Equipes da TV Bahia, afiliada da Rede Globo, e da TV Aratu, do SBT, foram agredidas por seguranças e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) nesse domingo (12). Tudo aconteceu durante a passagem do político em Itamaraju, uma das regiões afetadas pelas chuvas intensas na Bahia.

O presidente estava na carroceria de uma caminhonete quando os jornalistas tentavam entrevistá-lo. A primeira agressão aconteceu pelo segurança de Bolsonaro após os microfones terem esbarrado nele. O homem disse que os profissionais da imprensa estavam batendo nele.

“Se bater de novo vou enfiar a mão na tua cara. Não bata em mim, não batam em mim”, afirmou, Bolsonaro presenciou tudo, mas não disse nada. O presidente somente fez um gesto com intuito de evitar a continuidade das falas do segurança.

A repórter Camila Marinho ainda foi atingida com um golpe de mata-leão por um dos seguranças. A imagem não foi registrada devido ao tumulto formado no momento.

“Nenhuma ameaça nos tira da nossa missão de informar. Só lamento a truculência, o ódio e a covardia dos que se acham melhores e acima de tudo e de todos”, escreveu a jornalista em um post nas redes sociais.

Espuma rasgada

Após a agressão do segurança da presidência, um outro homem puxou o microfone dos repórteres e acabou rasgando a espuma de um deles. “O senhor está louco?”, questionou um dos profissionais da imprensa.

Camila Marinho também teve uma pochete arrancada por outro apoiador de Bolsonaro. O acessório foi recuperado. Depois do ocorrido, as equipes de reportagem optaram por não acompanhar o presidente para evitar novas confusões.

Os repórteres das afiliadas da Globo e do SBT foram chamadas pela assessoria de imprensa da Presidência e um dos integrantes da segurança de Bolsonaro se desculpou.

Repúdio

Rui Costa (PT), governador da Bahia, lamentou a agressão contra os jornalistas. “A liberdade de imprensa é pilar fundamental da democracia e qualquer ataque ao jornalismo merece repúdio… Repudio violência contra a imprensa e oportunismo num momento de dor diante de uma tragédia”, disse.

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) também repudiou os fatos registrados e cobrou que a equipe de segurança de Bolsonaro seja orientada a respeitar o trabalho de dos jornalistas .”Lamentavelmente esse tipo de agressão vem se repetindo”.

“Além disso, [a Abraji] exige que Jair Bolsonaro cesse os ataques verbais contra a imprensa, os quais incentivam sua militância a agredir repórteres e impedir seu trabalho, o qual é garantido pela Constituição Federal”, afirmam em um dos trechos.

A TV Globo, por sua vez, disse que “é escandalosa a atitude da Presidência de deixar jornalistas à própria sorte, em meio a apoiadores fanáticos, que são insuflados quase diariamente pelo próprio presidente em sua retórica contra o trabalho da imprensa”.

“A Globo repudia as agressões aos repórteres Camila Marinho e Cleriston Santana, da TV Bahia, e aos repórteres Xico Lopes e Dário Cerqueira, da TV Aratu, e se solidariza com eles”, destacou.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!