Laudo aponta que Ana Clara Benevides teve exaustão por calor em show de Taylor Swift

laudo ana clara benevides
Laudo de necropsia de Ana Clara Benevides também apontou quadro de choque cardiovascular (Reprodução/Redes Sociais)

O laudo de necropsia de Ana Clara Benevides Machado apontou que a estudante teve exaustão térmica causada pelo calor. A jovem morreu no dia 17 de novembro, após passar mal durante o show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro (RJ).

Segundo o G1, a perícia concluiu que Ana Clara estava exposta ao calor difuso, ou seja, havia calor extremo no ambiente; que a exposição foi indireta; que a fonte de calor foi o Sol; que a evolução clínica aponta exaustão térmica com quadro de choque cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões, evoluindo para morte súbita.

Conforme o laudo, a estudante morreu por hemorragia alveolar, ou seja, um rompimento dos vasos sanguíneos que irrigam os pulmões, e congestão polivisceral, que é a paralisação de vários órgãos por exposição difusa ao calor.

O caso foi registrado na Polícia Civil do Rio de Janeiro. Com o resultado do laudo de necropsia, os representantes da organizadora do show, a T4F (Time For Fun), devem ser intimados a depor.

Conforme a delegada Juliana Almeida, foram realizados quatro exames além desse laudo complementar. Em outro exame, constatou-se que a jovem não tinha ingerido bebida alcoólica, que não consumiu substâncias tóxicas e que não tinha doenças preexistentes.

Segundo a delegada, a oitiva dos organizadores do show servirá para saber quais foram as medidas que eles tomaram no dia da morte de Ana Clara. Os responsáveis podem ser indiciados por homicídio culposo.

Relembre o caso

Ana Clara Benevides desmaiou durante a segunda música do show de Taylor Swift, no Engenhão. A jovem teve uma parada cardiorrespiratória, recebeu atendimento, mas não resistiu. No dia do ocorrido, o Rio de Janeiro bateu recorde de temperatura, com termômetros acima dos 40° C.

O público da apresentação da cantora era de aproximadamente 60 mil pessoas. Os fãs chegaram a criticar a organização do evento por não permitir a entrada com garrafas d’água e vender o item por um valor alto dentro do estádio.

Durante o show, Taylor chegou a pedir sua equipe que distribuísse água para alguns fãs que estavam passando mal. Cerca de mil pessoas desmaiaram, e outras dezenas relataram que passaram muito calor no dia.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!