Mãe e filha são diagnosticadas com câncer em intervalo de 20 dias e pedem ajuda

mãe e filha diagnóstico câncer
Fonoaudióloga usa redes sociais para divulgar campanha para tratamento (Arquivo pessoal/Heliana Barbary)

Uma fonoaudióloga de 37 anos e a filha dela, de 18, foram diagnosticadas com câncer em um intervalo de apenas 20 dias. Moradoras de Cruzeiro do Sul, no Acre, elas estão fazendo tratamento na capital Rio Branco e pedem ajuda para arcar com as despesas.

Heliana Barbary recebeu a notícia de que tem câncer de mama em 8 de março deste ano. Já a filha foi diagnosticada com um tumor raro no mediastino, espaço que fica atrás do osso esterno, entre os dois pulmões.

Em conversa com o BHAZ, a fonoaudióloga explica que hesitou em pedir ajuda financeira nas redes sociais. Mas, depois de receber muito incentivo de amigos e familiares, divulga hoje uma campanha para custear o tratamento das duas em Rio Branco.

‘Sua força é a minha força’

Heliana descobriu o câncer após sentir um cansaço no braço e ir até uma casa de saúde para fazer exames. “Eu procurei não esconder dela, desde o início. Ela sabia que eu tinha alguma coisa, mas eu falava que era só um nódulo”, recorda.

No meio tempo entre a descoberta de Heliana e a busca pelo tratamento adequado, Emannuele começou a ter sintomas como tosse e febre. No hospital, o médico pediu um raio X e uma tomografia, que mostrou o câncer.

Agora, as duas caminham juntas enfrentando os respectivos diagnósticos entre idas e vindas de Rio Branco. “A sua força é a minha força, a sua dor é a minha dor”. A frase resume o relacionamento de mãe e filha neste momento de obstáculos.

“Eu vou fazer uma cirurgia, tenho a terceira quimio marcada para o dia 4. No caso dela, já está muito melhor, o tumor deu uma diminuída grande. No começo, eu queria que as atenções fossem voltadas pra ela, porque a situação era muito mais delicada, atingia a parte respiratória”, revela.

Como ajudar?

Como o câncer de Emannuele é raro, um dos medicamentos da quimioterapia não está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde). Heliana não está conseguindo trabalhar, o que dificulta a situação.

“Conto também com o mais importante que é a oração de cada um, a palavra amiga, intercessão, o apoio”, publicou na campanha de arrecadação, no Instagram.

Interessados em ajudar a família podem doar no Pix 68981105525 (Heliana Barbary).

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!