‘Fogo nos racistas’: Manifestantes fazem ato em frente ao prédio onde morava o humorista Eddy Junior

protesto antirracista Eddy Junior
Protesto aconteceu na noite dessa quinta-feira, em São Paulo (Reprodução/EddJr_/Twitter + Reprodução/Redes sociais)

Manifestantes protestaram em frente ao prédio onde mora o humorista Eddy Junior, vítima de ataques racistas por parte de uma vizinha. O ato aconteceu nessa quinta-feira (20), na Zona Oeste de São Paulo.

Com cartazes contra o racismo e uma projeção com os dizeres “fogo nos racistas”, manifestantes gritavam palavras de ordem em defesa do humorista. “Agora vai ser assim”, diziam as pessoas em coro, com frase que deu nome ao ato.

Personalidades como Astrid Fontenelle, o comediante Paulo Vieira e o influenciador Yuri Marçal estiveram no local.

Eddy Junior agradece apoio

Pelas redes sociais, o humorista fez uma postagem em agradecimento aos que estiveram presentes na manifestação.

“A manifestação #AgoraVaiSerAssim me fez ter a certeza que os momentos de pânico que vivi naquele mesmo local serão o impulsionador para mudanças efetivas! Deixo aqui meu agradecimento a cada um que participou desse momento histórico na luta antirracista!”, agradeceu o humorista. Ele não está morando mais no condomínio, e disse que seu retorno depende inicialmente da saída da vizinha.

‘Crueldade do racismo’

“Ele foi só mais um caso de racismo essa semana. A gente sabe que o racismo é uma coisa que persiste no país e que acontecem milhares de casos todos os dias. Mas a gente teve uma semana com muitos casos que foram para as mídias e interessante que casos contra pessoas públicas, né? Seu Jorge passou uma essa semana também”, disse Paulo Vieira durante o ato.

O humorista ainda disse que esses casos “escancaram pra nós a crueldade do racismo”. “E cai de vez pra quem ainda acreditava em alguma mentira de meritocracia, que o racismo parava de te atravessar quando você ganhava dinheiro, tinha sucesso ou fama. Eu acho que esses dois casos provam que não. Que não adianta a gente ter sucesso, ter fama. Se você é preto o racismo sempre vai te atravessar”.

Condomínio cogita expulsão de moradora

A aposentada Elisabeth Morrone, de 69 anos, que aparece em vídeo destilando falas racistas ao humorista, foi multada em R$ 4,5 mil e pode ser expulsa do condomínio, segundo a Folha de S.Paulo.

Eddy Junior divulgou em suas redes sociais imagens que mostram a idosa chamando-o de macaco. Ela também se negou a entrar no elevador ao lado do humorista. O caso aconteceu na madrugada da última terça-feira (18).

De acordo com boletim de ocorrência registrado por Eddy, a idosa disse: “seu neguinho, urubu, seu demônio preto, vagabundo, seu macaco, bandido, ladrão você está me seguindo”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!