Pão de queijo, coxinha e pastel: Lanches brasileiros estão em lista de melhores do mundo

Pão de queijo ficou entre os 10 melhores lanches do mundo (TasteAtlas/Divulgação)

O pão de queijo, um dos cartões postais da cozinha mineira, saiu na frente em relação a outros salgados brasileiros e ganhou o quinto lugar na lista dos 100 melhores snacks mundiais. Além da iguaria de Minas Gerais, a coxinha e o pastel também garantiram uma posição no ranking.

Crocante por fora e cremosa por dentro, a coxinha não ganhou apenas o coração dos brasileiros, mas também a 16ª posição dos melhores lanches do mundo. Em seguida, o pastel frito que conta com uma variedade de sabores ficou no 41º lugar do ranking.

A lista foi feita pelo TasteAtlas, site internacional que reúne um mapa gastronômico com as melhores comidas consumidas no mundo. As classificações dos pratos se baseiam em avaliações do público do próprio site.

Para a lista dos “100 Melhores Lanches do Mundo”, 40.392 avaliações foram registradas até essa querta-feira (29), das quais 28.228 foram reconhecidas pelo sistema como legítimas.  

Gastronomia brasileira é destaque ao redor do mundo

Neste ano, a gastronomia brasileira como a picanha e o bom-bocado também garatiram uma posição de destaque em outras listas do TasteAtlas. As duas comidas ficaram em primeiro lugar em seus respectivos rankings.

Além do símbolo tradicional e suculento do churrasco brasileiro, a alcatra e a combinação do purê de batata com carne moída, o escondidinho, também foram ranqueados. O escondidinho conquistou o 24º lugar, a alcatra se destacou em 14º, e o churrasco brilhou garantindo o 6º lugar da lista.

Em relação a lista das 100 melhores sobremesas, além do bom-bocado, doces tradicionais como o brigadeiro, pavê, rabanada, pudim de leite condensado, mousse de maracujá, e curau (mingau de milho verde) também garantiram seu lugar no ranking.

O famoso “é pavê ou pacumê?” ficou em 20º lugar. O mousse de maracujá conquistou a 32ª posição, enquanto o pudim de leite condensado ficou em 63º. Já o brigadeiro se destacou em 63º lugar, a rabanada em 71º e o mingau de milho verde em 91º.

Edição: Roberth Costa
Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!