Menino de 9 anos foge de casa, pega voo escondido em Manaus e vai parar em São Paulo

menino foge de casa
Um funcionário da Latam entrou em contato com a família após encontrar o menino sozinho no Aeroporto de Guarulhos (Latam/Divulgação)

Uma família de Manaus, no Amazonas, passou um grande susto neste fim de semana depois que o filho de apenas nove anos fugiu de casa. Dado como desaparecido no último sábado (26), Emanuel Marques de Oliveira embarcou sozinho para Guarulhos, em São Paulo, escondido no avião. As informações são do g1.

Segundo a Polícia Civil, o menino conseguiu pegar o voo sozinho, sem passagem e documentos. Antes de fugir de casa, ele teria pesquisado na internet “como entrar em um avião despercebido”.

Após ouvir a criança, bem como os familiares, a polícia concluiu que o menino não sofre nenhum tipo de maus-tratos. Sua saída repentina da casa dos pais teria sido motivada pelo sonho do garoto de morar na capital paulista.

‘Comecei a me desesperar’

A mãe da criança conta que tudo aconteceu muito rápido. Daniele Marques notou a ausência do filho na manhã de sábado (26), minutos depois de tê-lo visto dormindo em seu quarto.

“Acordei às 5h30, fui ao quarto dele, e vi que ele estava dormindo normalmente. Depois mexi um pouco no celular e levantei novamente, já às 7h30, quando percebi que ele não estava mais no quarto e comecei a me desesperar”, conta.

A eletricista logo procurou a delegacia de pessoas desaparecidas e divulgou a foto do filho nas redes sociais, junto de seu contato. À noite, ela recebeu a ligação de um funcionário da companhia aérea Latam.

“Assim que eles me contaram que ele estava lá [no Aeroporto de Guarulhos], avisei a delegada. Os policiais até perguntaram se eu podia ir buscá-lo, mas eu disse que não teria como fazer isso, e sim queria que a empresa Latam retornasse com o meu filho”, explica ela.

‘Passou por três vistorias’

O menino voltou para casa na manhã de domingo (28) e contou aos pais o que aconteceu. Daniele ficou surpresa ao descobrir que o garoto não foi barrado em nenhuma parte do trajeto, que contou com várias baldeações.

“Ele me disse que pegou alguns ônibus aleatórios aqui de casa até chegar no aeroporto. Depois olhou no painel o horário dos voos, e entrou em um deles. O meu filho passou por três vistorias sem que alguém notasse que ele estava sozinho, sem documentação nem bilhete de embarque”, disse.

“O que eu fico pensando é como uma criança consegue passar por um sistema de aeroporto que é tão burocrático para gente passar. Por isso eu quero uma resposta da companhia aérea e do aeroporto sobre como o meu filho conseguiu embarcar sozinho”, acrescenta Daniele.

Caso é investigado

Ao g1, a Latam informou que acionou a Polícia Federal e o Conselho Tutelar após identificar que a criança estava sozinha no voo. O menino então foi levado até um abrigo enquanto a companhia estudava a melhor forma de mandá-lo de volta a Manaus.

Ainda segundo a Latam, o caso está sendo investigado. Já o Aeroporto Internacional de Manaus disse que o ocorrido será apurado internamente, com a ajuda de câmeras de segurança.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!