Ministério da Saúde recomenda 2ª dose de reforço para idosos acima de 80 anos

Ministério afirma ter doses suficientes para reforço
Ministério afirma ter doses suficientes para reforço (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (23), a recomendação da aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para idosos com mais de 80 anos. O imunizante deve ser aplicado quatro meses após a primeira dose de reforço e a orientação é que a vacina seja preferencialmente da Pfizer.

“Ministério da Saúde recomenda a aplicação de uma segunda dose de reforço aos idosos acima de 80 anos. A imunização deve ser feita quatro meses após a primeira dose de reforço e a orientação é que a aplicação seja efetuada, preferencialmente, com a Pfizer”, informou a pasta no Twitter.

Desde dezembro de 2021, o ministério já orientava a aplicação de uma dose de reforço apenas para as pessoas maiores de 18 anos imunossuprimidas. Com a nova decisão, o público-alvo do esquema vacinal foi ampliado.

Além da Pfizer, a pasta informou que as vacinas da Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizadas na aplicação da segunda dose de reforço, independentemente do imunizante anterior.

“O Ministério da Saúde reforça que há vacinas da Pfizer suficientes para aplicação neste grupo. Vários estados informam que também têm esses imunizantes em estoque”, diz um trecho do comunicado.

Minas recebe vacinas infantis

Minas Gerais recebeu, ainda nesta quarta, 162.900 doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19 por meio da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais). A remessa foi separada em dois voos: enquanto a primeira chegou às 9h45 de hoje, no Aeroporto Internacional de Confins, a segunda aterrissou às 17h50.

A SES-MG reforça que este é o 97º lote enviado pelo Ministério da Saúde, contendo imunizantes da Pfizer pediátrica para a segunda dose de crianças entre 5 e 11 anos. Depois que toda a carga de imunizantes for entregue, ela será destinada à Central Estadual de Rede de Frio, com previsão para as 8h desta quinta-feira (24).

Com a entrega das vacinas em Minas, haverá conferência e acondicionamento das doses no local, seguidos pela distribuição da SES-MG para as Unidades Regionais de Saúde. O número de vacinas destinado a cada cidade mineira ainda está em elaboração pela secretaria.

Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!