Ministério manda descartar 875 vacinas guardadas em freezer estragado

vacina estragada
Vacinas ficaram cerca de 20 horas em freezer que aqueceu em vez de resfriar (Reprodução/TV Anhanguera)

Por Cleomar Almeida

O Ministério da Saúde informou que deverão ser descartadas as 875 doses de vacinas contra a Covid-19 guardadas em um freezer que aqueceu, em vez de manter temperatura baixa, em Paranaiguara, no sudoeste de Goiás. No local, também estavam armazenados imunizantes contra outras 18 doenças.

No freezer, havia as 875 da AstraZeneca e 1.252 doses contra outras doenças, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As imunizações deveriam ser mantidas em baixa temperatura no ambiente, que chegou a aquecer até 30 °C, depois de o equipamento estragar, no dia 16/5.

Inicialmente, o prejuízo era de 440 doses de vacina. No entanto, em seguida, o vice-prefeito e secretário de Saúde da cidade, Acácio Rodrigues, informou à imprensa que o número já havia subido para 875 doses contra Covid-19 e 630 contra gripe.

Leia a matéria completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!