Ministro do TSE envia nova solicitação de apoio ao Telegram em programa contra fake news

aplicativos-telegram
Primeira tentativa de contato do TSE com o Telegram não havia dado certo (Banco de imagens/LoboStudioHamburg/Pixabay)

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Edson Fachin, encaminhou ontem (8) um novo ofício ao diretor-executivo do aplicativo Telegram, Pavel Durov. A carta solicita a colaboração do serviço de mensagens no Programa Permanente de Enfrentamento à Desiformação, que tem o objetivo de mitigar os efeitos nocivos das fake news durante as eleições e à Justiça Eleitoral.

Ao todo, 72 entidades já aderiram ao programa. O ministro enviou a carta via email e também pelos Correios. Em dezembro do ano passado, o ministro Luís Roberto Barroso, então presidente do TSE, havia encaminhado um primeiro ofício ao CEO do Telegram.

No documento, o ministro solicitava uma reunião para debaterem possíveis formas de colaboração na iniciativa. Entretanto, o destinatário não foi encontrado e a carta, que havia sido endereçada à sede da empresa nos Emirados Árabes, acabou retornando para o Brasil.

‘Comportamentos inautênticos’

Desta vez, Edson Fachin enviou o ofício para o escritório de advocacia que representa o aplicativo no país, localizado no Rio de Janeiro. Além de pedir colaboração no programa, o presidente do TSE também propõe a abertura de um canal de diálogo para debater a adoção de estratégias conjuntas de cooperação voltadas ao combate das fake news nos processos eleitorais brasileiros.

O objetivo dessa prática é preservar a integridade dos pleitos do Brasil, através da identificação e do tratamento a comportamentos inautênticos. O ministro também informou a Pavel Durov que o tribunal tem feito parceria com várias plataformas digitais para garantir que a transgressão dos limites da liberdade de expressão não prejudique “a eficácia do Estado de Direito”.

Com TSE

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!