Miss Mato Grosso é perseguida por motociclista e atacada: ‘Colocou a mão entre minhas pernas’

miss mato grosso assediada
Caso aconteceu neste fim de semana (Reprodução/Instagram/@ingridcsantin)

“Meu nome é Ingrid Santin e no dia 26 de abril de 2020 eu fui molestada”. Assim começa o vídeo publicado nesta terça-feira (28) pela Miss Mato Grosso 2019 Ingrid Santin. Na publicação ela relata a violência que sofreu no último fim de semana, quando um homem a perseguiu no trânsito e apalpou seu corpo sem autorização.

Ingrid estava a caminho da casa da irmã, na cidade de Rondonópolis, no Mato Grosso, quando percebeu que estava sendo seguida por um motoqueiro. Na hora, ela conta que pensou em maneiras de tentar evitar que o homem chegasse até ela, comportamento comum a várias mulheres que temem ser vítimas de violência no dia-a-dia: “Percebi uma caminhonete na minha frente e pensei ‘vou ultrapassar a caminhonete, aí eu fico na frente e as pessoas vão estar me vendo, então isso vai impedir algo de acontecer”.

Contudo, assim como também acontece em muitos casos, Ingrid não conseguiu fugir da situação. Pelo retrovisor de sua moto, ela percebeu o homem aumentando a velocidade e se aproximando, até ficar lado a lado com ela. “Ele colocou a mão entre as minhas pernas, nas minhas partes íntimas, e apalpou”, relata. A jovem então começou a gritar e buzinar, mas nenhum morador da região apareceu para ajudar. 

O homem acelerou a moto novamente, virou em uma rua diferente e fugiu. Na jovem, a violência que durou segundos deixou um medo muito mais duradouro. “Eu estava muito desesperada, com muito medo. Continuei acelerando até a casa da minha irmã e enfim aí ela me acolheu”, lembra.

Desamparo na polícia

Além da violência sofrida na rua, Ingrid ainda passou por um outro momento constrangedor. Segundo o relato feito nas redes sociais, a jovem procurou uma delegacia no dia seguinte ao ocorrido para registrar um boletim de ocorrência. Chegando lá, ouviu que não poderia registrar a queixa formalmente caso não pudesse indicar a placa da moto do suspeito. 

“Não me sentir protegida pelas pessoas que são responsáveis pela segurança da nossa cidade, do nosso país é realmente muito triste, porque eu me senti extremamente humilhada e decepcionada”. Mesmo assim, depois de insistir, ela registrou a ocorrência: “Eu insisti na esperança de que, se alguma menina ou mulher passou por isso, ontem ou qualquer outro dia, com o mesmo suspeito, seja mais fácil a identificação”.

A jovem também aproveitou o espaço da publicação para fazer um desabafo que ecoa as aflições de inúmeras mulheres que já passaram por experiências semelhantes. “Hoje eu me pego pensando nas mulheres que não tiveram a mesma sorte que eu, de não ter acontecido nada além disso, nas mulheres que não conseguiram fugir. Até quando vamos viver com medo?”

O que diz a Polícia Civil?

Em nota enviada ao BHAZ (leia na íntegra abaixo), a Polícia Civil do Mato Grosso informou que o suspeito foi preso nesta terça-feira (28) e autuado em flagrante pelo crime de importunação sexual.

Sobre o atendimento na Delegacia da Mulher de Rondonópolis, a corporação disse que “durante o procedimento de registro de ocorrências, os policiais coletam o maior número possível de informações para dar prosseguimento às investigações”, mas que a falta desses dados não representa um empecilho para o registro da ocorrência.

A polícia informou ainda que “também será apurado administrativamente se houve algum tipo de falta disciplinar por parte do servidor quanto ao atendimento prestado à vítima”. 

Nota na íntegra

A Polícia Civil informa que a vítima procurou, na manhã da segunda-feira (27.04), a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher em Rondonópolis (DEDM) para relatar a ocorrência, foi atendida e teve o boletim registrado.

Durante o procedimento de registro de ocorrências, os policiais coletam o maior número possível de informações para dar prosseguimento às investigações. De fato, foi perguntado à vítima se ela havia conseguido anotar a placa da motocicleta, pois é necessário reunir informações para que seja possível identificar o agressor. Contudo, esclarecemos que o fato da vítima não conseguir dar tal informação não é empecilho para o registro da ocorrência, como de fato foi feito o boletim.

A delegada responsável pelo caso já determinou a realização de diligências a fim de identificar o suspeito.

A Polícia Civil ressalta que todas as Delegacias da Mulher tem equipes aptas a fazer o registro e acolhimento das vítimas que procuram as unidades.

Também será apurado administrativamente se houve algum tipo de falta disciplinar por parte do servidor quanto ao atendimento prestado à vítima.

Foi aberto inquérito em relação à vítima Ingrid Santin e nesta terça-feira ela prestou depoimento na delegacia. As diligências continuam para apurar se há outras vítimas do suspeito.

Também nesta terça-feira, 28 de abril, o suspeito foi preso pela Polícia Militar. Ele foi encaminhado à Delegacia, onde foi autuado em flagrante pelo crime previsto no Artigo 215 A, do Código Penal: Praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro.
O suspeito foi encaminhado para a Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!